Campo Grande (MS) – A Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) por meio do Programa de incentivo a produção leiteira do Governo do Estado, Leite Forte, promoveu esta semana, em parceria com a Embrapa Pantanal, um curso de Ultrassonografia em Reprodução Animal.
Dirigido aos veterinários da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e outras instituições públicas, o curso foi ministrado em duas propriedades – nos municípios de Rochedo, na Fazenda Mata Sede e Jaraguari, na Fazenda de Ronan Salgueiro – pelo professor doutor Ériklis Nogueira que além de atualizar os médicos veterinários na área de reprodução de bovinos, capacitou-os para o atendimento dos agricultores familiares que atuam na produção de leite nas regiões polo do Estado.
Entre os diversos aspectos abordados, Ériklis tratou dos relacionados com a fisiologia reprodutiva dos bovinos, diagnóstico de gestação e as interpretações da avaliação ultrassonográfica nas aulas teóricas. Nas aulas práticas, os participantes fizeram diagnóstico de gestação precoce, sexagem fetal e exame ginecológico.
Para o Professor, a melhoria do padrão genético do rebanho leiteiro é primordial para a elevação da produtividade nas pequenas propriedades rurais. “O acompanhamento do manejo reprodutivo proporciona ganhos de eficiência, pois condiciona os produtores a adotar medidas de manejo nutricional e sanitários fundamentais ao melhor desempenho reprodutivo”, completou.
Segundo a médica veterinária Ariani Monaly Monteiro, da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), “esta foi uma ótima oportunidade de reciclagem. Faltava um curso como esse, voltado à reprodução, para que nós, veterinários, possamos atuar diretamente na melhoria dos rebanhos”, disse.
Outro curso, complementar a este, será realizado em breve com enfoque no Sistema Reprodutivo. Na oportunidade os técnicos verão as fases do ciclo estral e o planejamento a ser adotado para melhoria dos índices reprodutivos do rebanho.
Kelly Ventorim – Sepaf e Iagro