Campo Grande (MS) – A associação de produtores e moradores do Morrinho (Aprom), de Aquidauana, assumiu recentemente a estrutura da Escola Estadual ‘São José do Morrinho’, que há anos estava abandonada, através de uma concessão de uso em convênio com a Secretaria de Educação do Estado, com o objetivo de transformar o local em um centro de formação profissional.
Com as obras concluídas, além dos cursos ministrados nas salas de aula, os jovens da comunidade, composta por mais de centro e cinquenta famílias que desenvolvem a agricultura familiar tradicional, em propriedades que variam de 25 a 100 hectares, poderão ter aulas práticas inclusive no espaço ao lado da escola, onde pretende-se, segundo o Presidente da Associação, Sérgio Luiz Alle dos Santos, formar a horta comunitária.
Como forma de incentivar a retomada dos trabalhos da associação, que já conta com documentação organizada, a Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), disponibilizou no ínicio do ano, dois veículos, um Kit de irrigação e ainda um resfriador, através do Programa Leite Forte, para atendimento dos pequenos produtores.
Para finalizar as obras do Centro, a Associação promove no dia 13 de setembro, a 2ª ‘Festa do Morrinho’, com festival de prêmios, distribuídos através de Bingo, entre outras atividades.
Segundo Sérgio, o apoio do Estado tem sido fundamental na retomada das atividades da Associação, e os cursos que serão promovidos através dessa parceria vão ajudar a desenvolver a atividade produtiva na comunidade.
Kelly Ventorim – Sepaf