O MilkPoint lançou em novembro de 2015 o Especial Empresas de Consultorias para conhecer quais são as empresas brasileiras que hoje prestam consultoria no campo, onde atuam, quais são os desafios atuais, como fazem o acompanhamento dos clientes, entre outros.
A quinta participante é a Labor Rural, que foi criada em 1994 em Viçosa/MG e atende hoje na totalidade 5.236 propriedades, produzindo diariamente 1.543.000 litros de leite, perfazendo aproximadamente 600 milhões de litros por ano, com um total de 170 mil vacas. O principal desafio da Labor Rural é a conscientização dos clientes, técnicos e produtores, da necessidade da implantação de gestão econômica e financeira eficiente das empresas rurais. Confira abaixo a entrevista realizada com a Equipe da Labor Rural:
MilkPoint – Quando foi criada a empresa, quais são as áreas de atuação e em qual(s) localidade (s) atuam?
• Consultoria e manutenção da Central de Processamento de Dados do Educampo. O Educampo é um projeto de educação do SEBRAE voltado ao homem do campo, dinâmico e permanente, que busca por meio da capacitação gerencial e técnica, desenvolver todos os aspectos de gestão da propriedade, tornando-os mais eficientes e competitivos no mercado;
• Auditoria para a metodologia do Projeto Educampo do Sebrae Minas nos setores Leite, Café, Fruta e Suinocultura;
• Execução do PDPL/PCEPL – Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira e Programa de Capacitação de Especialistas em Pecuária Leiteira, atuando na capacitação e formação de especialistas em produção de leite, alinhados com a exigente demanda do mercado de trabalho brasileiro;
• Realização de treinamentos e consultorias para produtores rurais, consultores técnicos e supervisores de programas de assistência técnica e extensão rural do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural;
• Realização de palestras sobre gestão econômico-financeira da empresa rural destinadas a produtores e técnicos dos setores de pecuária leiteira, cafeicultura, hortifruticultura, apicultura, suinocultura, dentre outras cadeias do agronegócio;
• Consultoria técnica a empresas rurais por meio de projetos e análises de viabilidade técnica e econômica;
• Formação técnica e gerencial de consultores técnicos de campo através de treinamentos presenciais;
• Elaboração de materiais teóricos sobre a gestão econômica e financeira da empresa rural conforme demanda de clientes;
• Diagnósticos setoriais de cadeias do agronegócio”.
MilkPoint – Quantos profissionais fazem parte do quadro da empresa e qual é o perfil desses profissionais?
“A equipe de trabalho é interdisciplinar, composta por zootecnistas, engenheiros agrônomos e médicos veterinários, além de profissionais da área de administração e tecnologia da informação. A equipe conta com: três zootecnistas, três médicos veterinários, cinco engenheiros agrônomos, um analista de sistemas, quatro profissionais na área administrativa, dois trainees e dez estagiários. Dentre os profissionais de nível superior, três possuem mestrado em produção e nutrição de ruminantes, um possui mestrado em Ciência da Computação, três possuem Pós-graduação Lato Sensu em Proteção de Plantas e um possui MBA em Gestão Empresarial. Os trainees são formandos em Engenharia Agronômica e Zootecnia. Os estagiários são estudantes de Engenharia Agronômica, Zootecnia, Medicina Veterinária e Economia. Também conta com assessoria de consultores externos especializados em diferentes áreas do agronegócio, como professores de universidades federais e particulares, além de consultorias externas de empresas especializadas em desenvolvimento de recursos humanos e de novos negócios”.
MilkPoint – Quais as vantagens e desvantagens de atuar em uma empresa de consultoria x trabalhar de forma autônoma?
“Como desvantagens podemos citar, como para qualquer empresário autônomo brasileiro, as incertezas políticas e econômicas que geram instabilidades, que dificultam todo tipo de planejamento necessário para o desenvolvimento da empresa. Como vantagens são várias, mas podemos ressaltar a liberdade e possibilidade de inovar e criar ferramentas e produtos que possam auxiliar técnicos e empresários rurais a tornar o agronegócio brasileiro mais competitivo. A vantagem de ser autônomo é que com muita competência, seriedade, trabalho e criatividade as possibilidades de crescimento no Brasil para empresas como a Labor Rural são enormes. Porém, é válido ressaltar que o maior diferencial da Labor Rural é a equipe de vários sócios colaboradores, que é altamente qualificada, competente e comprometida, que somada ao time de estagiários bem treinados formam uma seleção de profissionais de alta performance”.
MilkPoint – Quantos produtores de leite atendem (em volume de leite) e quais são os principais desafios encontrados hoje no campo?
“Tendo em vista a atuação da Labor Rural em Minas Gerais junto ao projeto Educampo/Sebrae Minas, as 726 propriedades de leite atendidas produzem um volume total de 650 mil litros de leite diariamente, perfazendo um total de 237.250.000 litros/ano, com um rebanho de aproximadamente 75.000 vacas, entre lactantes e secas. Por meio do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL/PCEPL), desenvolvido junto à Universidade Federal de Viçosa e parceiros da iniciativa privada, são atendidos de forma frequente 40 produtores, os quais reunidos geram uma produção de 35,8 mil litros de leite diariamente, perfazendo um total de 13.067.000 litros/ano, com aproximadamente 2.600 vacas, entre lactantes e secas. Por meio do projeto NATA, realiza-se o acompanhamento de 653 propriedades de leite que produzem aproximadamente 424 mil litros de leite por dia, perfazendo um total de 150 milhões de litros anualmente, com um total de 43.751 vacas. Nos demais estados, considerando-se a produção de leite das fazendas que participam dos projetos de assistência técnica e gerencial do SENAR, são atendidos 3.820 produtores, os quais reunidos alcançam um volume diário de 434.050 litros produzidos diariamente totalizando anualmente 209.150.000 litros produzidos, somando-se 48.227 vacas em lactação e abrangendo-se uma área de 306.160 hectares. Na totalidade dos projetos, são atendidos 5.236 propriedades, produzindo diariamente 1.543.000 litros de leite, perfazendo aproximadamente 600 milhões de litros por ano, com um total de 170 mil vacas.
O principal desafio da Labor Rural é a conscientização dos nossos clientes, técnicos e produtores da necessidade da implantação de gestão econômica e financeira eficiente das empresas rurais. Isto porque, temos que vencer uma barreira histórica cultural junto aos produtores, e exorcizar a cultura do produtivismo a qualquer custo, que ainda, infelizmente, predomina nas academias dos cursos de engenharia agronômica, medicina veterinária e zootecnia. A Labor Rural tem obtido êxito nesta empreitada, visto que atualmente vários consultores, técnicos e empresas de consultoria para o agronegócio tem nos seus portfólios de produtos ações que evidenciam a gestão técnica e econômica das empresas rurais. Vemos e entendemos como altamente positivo esta mudança. Por outro lado, isto força a Labor Rural sempre a inovar, apresentando soluções e novos produtos aos seus clientes para continuar na vanguarda no que se refere aos temas de gestão econômica e financeira, capacitação de especialistas em produção de leite, modelos de desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro e, principalmente, na modelagem de sistemas eficientes de assistência técnica e gerencial aos produtores rurais”.
MilkPoint – Qual é o porte médio das propriedades atendidas hoje pela empresa?
“As propriedades leiteiras atendidas pela Labor Rural através do Projeto Educampo, produzem em média anual 1.471 litros de leite por dia em 116 ha, havendo um número de 82 vacas em lactação por propriedade, o que expressa uma produtividade da terra de 5.329 litros/ha/ano e uma produção média por vaca de 17,9 litros/dia. Pelo PDPL/PCEPL, as propriedades produzem em média 896 litros de leite por dia em 70 ha, havendo um número de 52 vacas em lactação por propriedade, o que expressa uma produtividade da terra de 4.661 litros/ha/ano e uma produção média por vaca de 17,3 litros/dia. As propriedades assistidas pelo NATA produzem em média 650 litros de leite por dia em 70 ha, havendo um número de 46 vacas em lactação por propriedade, o que expressa uma produtividade da terra de 3.400 litros/ha/ano e uma produção média por vaca de 14 litros/dia. Em relação à bovinocultura de corte, as fazendas atendidas totalizam um rebanho de aproximadamente 340.000 cabeças, sendo em média 2.000 animais por propriedade. Na cafeicultura, as propriedades tem em média 147 ha com produtividades de 36,5 sacas/ha, o que totalizam 5.357 sacas por biênio. Na totalidade das propriedades de café assistidas, são produzidas em torno de 2.560.646 sacas por biênio. Já na suinocultura, as propriedades têm em média 635 matrizes, correspondendo a uma produção anual de 146.250 kg de carne e uma produção anual de 1.755.000 kg. Na fruticultura, são 1.662 ha de frutas, entre banana (total de 657 ha e 15.700 toneladas), manga (total de 453 ha e 11.234 toneladas), uva (total de 101 ha e 2.400 toneladas) e citrus (total de 451 ha e 11.400 toneladas). Em resumo, a cadeia da fruticultura totaliza 40.685 toneladas de frutas. Na apicultura, são 45 produtores com 122 colmeias em média por apicultor ao ano, sendo que o grupo de produtores produz anualmente 122.000 kg de mel e 6.000 kg de própolis”.
MilkPoint – Qual é o método de trabalho (fases do programa de trabalho) utilizado pela empresa?
“Por meio de um resgate de dados, é realizado o diagnóstico técnico e econômico da empresa rural, seguido da identificação dos principais pontos fracos encontrados. Posteriormente é realizado o planejamento de curto, médio e longo prazo para a empresa, demonstrando assim qual é a realidade atual e como será o comportamento da empresa no futuro. Para dar embasamento nos trabalhados executados, são feitas diversas análises, tais com: PDCA específico para cada propriedade, análises de risco em que você observa quais as chances de o produtor operar com lucro ou prejuízo, análises de tendência em que se observa o comportamento dos preços dos insumos e produtos e estimando-se os resultados no longo prazo, análises de viabilidade técnica e econômica, histogramas, cartas de controle, correlação estatística, ponto de equilíbrio técnico/econômico, entre outras”.
MilkPoint – Como é feito o acompanhamento dos clientes e quais são os principais indicadores utilizados para avaliar os resultados?
“Os clientes são acompanhados por meio de visitas in loco, relatórios mensais, clínicas gerenciais, ligações, e-mails, etc. A empresa valoriza muito a proximidade entre os clientes e os prestadores de serviço para garantir a transparência entre as partes, bem como a qualidade do serviço prestado. Os indicadores avaliados são os que remetem a melhoria da eficiência, tais como produtividade por área e por animal, produção diária e anual e indicadores econômicos como rentabilidade, margem bruta, margem líquida, lucro, taxa de retorno sobre o capital, entre outros. De acordo com a demanda e o perfil da empresa parceira solicitante, são desenvolvidos diversos produtos, tais como:
– relatórios analíticos, que são importantíssimas ferramentas para as agroindústrias parceiras trabalharem as suas ações internas para desenvolvimento dos trabalhos feitos junto aos grupos de produtores;
– boletins anuários, que permitem a contratante observar a evolução dos grupos trabalhados, bem como a magnitude produtiva e econômica de seus empresários rurais;
– planilhas acessórias que dão suporte aos produtores rurais, consultores técnicos de campo e cooperativas;
– cartas gerenciais para os produtores;
– informativos para a mídia eletrônica;
– entre outras análises pontuais para as agroindústrias”.
MilkPoint – Como é feita a gestão e o planejamento da empresa e quais são os principais desafios encontrados pelo estabelecimento atualmente?
“A primeira ação do ano da equipe Labor Rural é um Workshop interno, quando elaboramos as metas de crescimento a serem alcançadas, além dos produtos que serão trabalhados durante o ano, alguns são implementados outros retirados das opções de produtos a serem oferecidos aos nossos clientes. Entretanto, é válido ressaltar, que durante todo o ano, através das observações dos consultores da Labor Rural e das pesquisas de satisfação, opinião e expectativas dos nossos clientes, as novas demandas são observadas. Outro fato é que como temos um relacionamento muito estreito com as Universidades, principalmente com Universidade Federal de Viçosa, temos a facilidade de transformar em produto disponível ao mercado as inovações científicas desenvolvidas por pesquisadores parceiros da Labor Rural”.
MilkPoint – O que vem mudando na consultoria e no perfil dos produtores ao longo dos anos?
“O fato é que os produtores estão mais exigentes e esclarecidos, o que é muito bom e já perceberam que aumentar a produção e produtividade não é tão difícil, o desafio constante é decodificar este aumento da produção em maior rentabilidade do seu empreendimento de forma sustentável. Daí as empresas de consultoria que quiserem se estabelecer no mercado, devem ter na sua agenda que os indicadores de produção são o meio, o fim é o produtor colocar mais dinheiro no bolso, sem, claro, não se esquecer das questões do equilíbrio ambiental e social de todo empreendimento”.
MilkPoint – Deixem um recado para os produtores de leite.
“Como em qualquer negócio e em qualquer lugar no mundo, produzir leite pode ser um bom ou mau negócio, depende da forma que gerenciamos. Se partirmos do princípio que as vacas não “dão leite”, e sim, produzem leite em resposta ao manejo que as dispensamos, os resultados começarão a mudar. Produtores de leite não “tiram um leitinho”, não “têm umas vaquinhas”, não “fazem um queijinho”, não “entregam o leite ao laticínio” e nem ”tocam a propriedade”. O produtor de leite, por meio de uma assistência técnica e gerencial competente, é um empresário rural que busca administrar a sua empresa produtora de leite, que cria vacas com boas produtividades, produzindo um leite com custo equilibrado, para vender o seu leite para uma empresa ou cooperativa que o renumere da forma mais justa que o mercado no momento permitir, valorizando a qualidade e composição do leite. Assim, desta forma, estará administrando a sua propriedade rural como uma empresa de sucesso”.
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