Campo Grande (MS) – Na última sexta-feira (8), a cidade de Sidrolândia, por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Federação da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso do Sul (FAF/MS) e da Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar, promoveu uma reunião com os agricultores, sobre planejamento comunitário para desenvolvimento da produção agrícola em pequenas propriedades rurais do Município. O encontro aconteceu durante todo o dia na sede da antiga Fazenda Eldorado, hoje polo da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados.
A composição da mesa de honra contou com diversas autoridades representantes da agricultura familiar, como o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o coordenador do programa Leite Forte (Sepaf), Fernando Nascimento, o superintendente de Planejamento da Sepaf, Antônio Oliveira, ambos representando o secretário Fernando Lamas, o senador Waldemir Moka, o deputado federal Carlos Marun, o prefeito de Sidrolândia, Ari Basso e o presidente da Câmara de Sidrolândia, David Moura.
Hoje, Sidrolândia é considerada a cidade do Estado que abriga o maior complexo de pequenos produtores do País. Ao todo, são 26 assentamentos existentes, tais como: Capão Bonito I, Capão Bonito II, Capão Bonito III, São Pedro, Vista Alegre, Vacaria, Jiboia, Geraldo Garcia, Santa Terezinha, Eldorado I (João Batista), Eldorado II (Bafo da Onça), Eldorado III (Região da Ilha), Eldorado Parte, Alambari Fetagri, Alambari CUT, Alambari FAF, Altemir Torteli (Assentamento Estrela, Barra Nova, Santa Lúcia, Valinhos, Ramildo da Silva (Mutum), Terra Solidária, Nazareth, Kaapuã, Flórida e Fazenda Triângulo. Todos as comunidades agrícolas juntas somam 4.445 famílias assentadas.
No encontro, o engenheiro agrônomo Ivan de Oliveira e o coordenador municipal da Agraer de Sidrolândia, Daniel Silva apresentaram junto com os agricultores da FAF os bons resultados da agricultura familiar do Municípios, seja em termos de número de produção como maquinários e equipamentos à disposição das comunidades agrícolas.
Entre os assuntos pautados esteve a questão da atual conjuntura do Desenvolvimento Social e Econômico da Agricultura Familiar de Sidrolândia, com destaque para a entrega de hortaliças para grandes redes de supermercados de Campo Grande, como Atacadão e Fort Atacadista. “De duas a três vezes por semana vamos com um caminhão até a Capital para honrar os nossos compromissos e levar nossos produtos para os supermercados, sem o auxílio de atravessadores. Isso é motivo de orgulho para nós”, afirmou o agricultor Dilson Lopes, responsável por cuidar dos trâmites de entrega dos alimentos.
Para contribuir com o andamento dos trabalhos em Sidrolândia, o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini anunciou que haverá um aumento no quadro de servidores da entidade que atende os assentamentos da região. “Um profissional já foi convocado e outros dois devem ser chamados ainda, pois essa é a cidade que tem o maior número de assentados”, garantiu.
Na opinião do superintendente da Sepaf, Antônio Oliveira a reunião ajudará a nortear as futuras ações do governo do Estado. “A Secretaria tem duas instituições vinculadas que trabalham diretamente a produção através da extensão rural e linha de pesquisa. É importante ouvir isso aqui para planejarmos as nossas ações”, disse.
Na ocasião, os agricultores também abordaram os desafios enfrentados pela classe para aumentar a quantia e a qualidade da produção e solicitaram um auxílio do governo Federal, através dos parlamentares presentes. “Melhorias nas estradas que dão acesso aos assentamentos e uma educação rural que estimule os jovens a permanecerem no campo, combatendo o êxodo rural, são algumas de nossas demandas mais urgentes”, destacou o coordenador político da FAF, Paulo César Farias.
Ao final do encontro, os produtores se comprometeram de elaborar um documento com todas as demandas do setor que será entregue ao senador Moka para que o mesmo possa tomar alguma medida que beneficie as comunidades agrícolas de Sidrolândia. “Eu vou estar com a presidente do Incra na próxima semana. Peço que coloquem no papel os apontamentos que vou levar o documento até ela”, informou o parlamentar.
E para finalizar a programação do dia, as autoridades visitaram três propriedades, de cultivo de hortaliças, frutas e ordenha de leite, como forma de conhecer os bons exemplos da agricultura familiar da região.
Fonte: Aline Lira/ Assessoria de Comunicação – Agraer