Campo Grande (MS) – Em busca de agilizar o andamento dos serviços oferecidos aos pequenos agricultores de Mato Grosso do Sul, o poder público via entidades do Estado e da União realizou, nesta segunda-feira (9), a segunda reunião para discutir o andamento de programas sociais de atendimento a agricultores familiares tradicionais, assentados, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas. Os assuntos foram discutidos no auditório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), no Parque dos Poderes.
Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Mais Gestão, Contrato de Concessão de Uso (CCU) regularização de lotes , Declaração de Aptidão do Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar e Crédito Fomento, quitação de dívidas do Pronaf A e A/C, Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e fornecimento de água nos assentamentos foram os temas que pautaram o encontro.
O encontro teve como propósito debater medidas que possam viabilizar um trabalho em conjunto entre entidades do governo Federal e do Estado para facilitar ao homem do campo o acesso as políticas públicas de fomento a agricultura familiar. “Através de uma reunião entre MDA, Sepaf, Incra e Agraer, nós sentimos uma necessidade de uma maior integração entre as instituições, de modo que uma instituição possa saber das ações praticadas pelas outras e com isso articularmos uma rede que integre os nossos trabalhos”, explicou o superintendente da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA/MS), Gerson Faccina. A expectativa é que novas reuniões aconteçam para estreitar ainda mais os planos de trabalhos.
Participaram da reunião o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o superintendente da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Edwin Bauer, o diretor-Executivo da Agraer, José Alexandre Trannin, o superintendente Regional da Caixa Econômica em MS, Paulo César de Matos, o assessor de gabinete da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Gilmar Gonçalves, além de servidores da Agraer e outras autoridades.
Fonte: Aline Lira/ Assessoria de Comunicação Agraer