Publicadas neste ano de forma resumida na revista CarneTec, as tendências a seguir, agora na íntegra, representam ideias para produtos à base de carnes que podem fazer a diferença nas gôndolas brasileiras. São elas:
KITS PARA PREPARO DE PRATOS À BASE DE CARNE
Tendências/comportamentos visados: praticidade; falta de conhecimentos culinários; falta de tempo para cozinhar, porém, interesse pela cozinha; cozinha gourmet/internacional; saudabilidade.
A ideia é a de criar kits que contenham praticamente todos os ingredientes necessários para o preparo do prato final. O consumidor teria somente que realizar algumas etapas de preparo e o cozimento final. Esse processo dá ao consumidor a sensação de controle e participação e não a de que estará consumindo um prato pronto (RTE). Numa mesma embalagem estariam o produto cárneo num sachê sous-vide e em outros sachês os elementos para finalizar a receita. Vegetais deveriam preferencialmente ser embalados sob atmosfera modificada. A embalagem teria um código QR que daria acesso a informações de como o consumidor poderia “dar seu toque pessoal” à preparação (exemplo: adicionando queijo ralado na mistura para empanar do frango).
Exemplos:
1) Frango à moda do sul dos EUA: porções de frango marinado (marinada à base de leitelho ou iogurte, vinagre, ervas, especiarias) + mistura para empanar (tipo panko, temperada). Preparo no forno.
2) Porco à oriental: fatias finas de carne suína + molho estilo oriental. Bastaria ao consumidor acrescentar o molho e legumes à sua escolha. Outra opção seria oferecer também os legumes.
PRATOS ÉTNICOS “HIGH END”
Tendências/comportamentos visados: produtos de luxo, produtos gourmet, globalização; praticidade; retorno ao passado; futuro (novas tecnologias); conectividade
Uma linha de pratos prontos refrigerados que proporcione ao consumidor a ideia de “viajar” ou “relembrar viagens” através dos produtos. Produtos high end, com receitas autênticas da alta gastronomia de cada um dos países ou regiões “visitadas”. Uso de novas tecnologias de preparo e conservação (sous-vide, high pressure, etc). Embalagens com código QR com as informações necessárias para completar a refeição: tipo de acompanhamento, vinhos, etc.
Exemplos:
1) Lembranças da França: coq au vin
2) Lembrandas da Itália: vitello tonato
3) Lembranças de Marrocos: tagine de carneiro
4) Lembranças do México: mole poblano
5) Lembranças da Índia: tandoori murgh
LINHA PARA CRIANÇAS A PARTIR DE 1 ANO
Tendências/comportamentos visados: saudabilidade; naturalidade; praticidade; ética animal; falta de tempo; ecologia; geração Y.
Os jovens da geração Y – os “millennials” – têm uma imensa preocupação com a alimentação e, sobretudo, com a alimentação dos filhos. Os produtos para esse público seriam à base de animais criados sem hormônios ou antibióticos e elaborados com controle estrito de teores de sal, sem aditivos, glutamato, corantes ou aromatizantes de qualquer espécie, alto teor de proteína, fortificados, baixo teor de gorduras, evitando os alergênicos mais comuns. A embalagem conteria vários sachês (sous-vide) individuais, de um só tipo de produto ou mistos, com porções adequadas para uma refeição em função da faixa etária visada. Os métodos de conservação preferenciais seriam a refrigeração ou o congelamento. No caso de produtos refrigerados, o uso de novas tecnologias como a alta pressão garantiriam melhor shelf life e segurança.
Exemplos:
1) Embutidos especialmente desenvolvidos para esse público, simples, ou em kits prontos com sanduichinhos em diversos formatos (ursinhos, gatinhos ou outros personagens).
2) Bastõezinhos de frango (não carne mecanicamente separada) empanados e assados e molhos de acompanhamento (dips).
3) Mini-hambúrgueres de peru, frango ou carne.
Autora:
Sandra Mian é engenheira de alimentos formada pela Unicamp e consultora na área de alimentos, com contribuição nas áreas de pesquisa sobre tendências em alimentos, desenvolvimento de produtos, exposição de novos produtos em feiras de alimentos (Europa, América Latina e América do Norte), conferências sobre a história dos alimentos, entre outras competências.
Carne tec