O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Sanzio Barrios, atual presidente da Diretoria Regional de MS, acrescenta que o intuito é promover o melhoramento vegetal no estado. “O objetivo principal é reunir os profissionais que trabalham na área, seja de empresas multinacionais, pesquisadores de universidades e da Embrapa, além de contribuir para a formação de alunos despertando neles o interesse pelo tema”, afirma.
Inscrições e resumos
As inscrições para o Workshop estão abertas e seguem até o dia 12 de junho. Após essa data, poderá ser feita presencialmente no dia do evento com um acréscimo de 50 reais ao valor regular, com pagamento somente em dinheiro ou cheque. Para quem fizer a inscrição com antecedência – pelo endereço eletrônico citado acima – os valores são de 50 reais para estudantes; 100 reais para alunos de pós-graduação e 150 reais para profissionais. A forma de pagamento é via depósito bancário.
Quem quiser apresentar resumos ao Workshop deve, primeiramente, realizar a inscrição para o evento. A submissão de resumos – no máximo dois por inscrito – vai até 15 de maio. Durante o evento, os textos aprovados serão apresentados em formato de banner.
Programação
A programação do Workshop inclui o curso “Melhoramento e biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de cultivares de forrageiras tropicais”, com uma parte teórica e outra prática no campo, ambas a serem realizadas na Embrapa Gado de Corte.
As palestras a serem apresentadas no evento são: “Biotecnologia aplicada ao melhoramento de plantas”, com o professor da Universidade Católica de Brasília, Everaldo de Barros; “Seleção genômica: aspectos estatísticos e computacionais”, com o professor da Universidade Federal de Viçosa, Fabyano Fonseca e Silva; “Aspectos práticos para a implantação e resultados da seleção genômica em um programa de melhoramento”, com o professor da Esalq/USP Roberto Fritsche-Neto; “Aplicação e utilização de marcadores moleculares no melhoramento de espécies de importância agronômica”, com a professora da Unesp/Jaboticabal Sandra Trevisoli; “Aplicação dos marcadores moleculares no melhoramento genético da cana-de-açúcar: promessa ou realidade?”, com a professora da Universidade Federal de São Carlos Monalisa Carneiro; “Marcadores moleculares no desenvolvimento de cultivares forrageiras: identificação, aplicações e perspectivas”, com a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste Bianca Vigna; “Estratégias de engenharia genética para o desenvolvimento de plantas mais adaptadas a estresses abióticos”, com o pesquisador da Embrapa Soja Alexandre Nepomuceno; “Engenheirar é preciso: os desafios da modificação genética de espécies florestais”, com a pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária Isabel Gerhardt; “Desafios para o desenvolvimento e manutenção de tecnologias transgênicas para o controle de insetos”, com Renato Assis de Carvalho da Monsanto.