O agronegócio brasileiro em radiografia detalhada da produção nos 26 Estados e no Distrito Federal é apresentado em estudo inédito que a Embrapa Monitoramento por Satélite divulga nesta terça-feira, 31. O levantamento mostra a distribuição do valor da produção agropecuária pelas 558 microrregiões do Brasil, apontando a maior ou menor concentração de valor de cada Estado em determinadas cadeias produtivas e microrregiões.
Os valores apurados, no entanto, referem-se à media anual apurada entre os anos de 2006 e 2008, período escolhido por ser o mais próximo do último censo agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pelo levantamento, os Estados com maior valor de produção agropecuária no período foram, nesta ordem, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Neste último Estado, apenas quatro cadeias produtivas, de soja, bovinos, algodão herbáceo e milho, foram responsáveis por 75% do valor da produção agropecuária. Nos demais, a concentração foi menor.
Acesse aqui a íntegra da pesquisa.
Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.