Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) capturou 307 morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva animal, em 27 municípios do Estado nos dois primeiros meses do ano. A captura é resultado de 211 visitas às propriedades com maior risco de ocorrência da doença, as quais receberam orientação e educação sanitária. As equipes da Iagro também realizaram 109 vistorias de abrigos no primeiro bimestre.
Segundo Fabio Shiroma de Araujo, da coordenação do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Iagro, através das visitas foi feito registro de um caso de um trabalhador rural que foi sugado por morcegos hematófagos. Segundo informações do relatório, o paciente esteve no Posto de Saúde e recebeu atendimento médico adequado.
Doença transmitida dos animais para o homem, a raiva é fatal e atinge bovinos, equinos, ovinos e caprinos. “É crucial a participação do produtor rural na comunicação, ao Escritório da Iagro mais próximo da propriedade, dos casos de animais com sintomatologia nervosa, conhecimento de abrigo com morcegos e ou presença de animais com sugaduras por morcegos hematófagos”, completou Fabio.
Nos casos de animais suspeitos, Fabio alerta que não se deve manusear os animais sob risco de adquirir a doença. “Caso qualquer pessoa entre em contato com animal suspeito ou venha a ser agredido por morcegos, cães, gato, deve procurar imediatamente o Posto de Saúde mais próximo”. Para mais informações, o contato pode ser feito por telefone, no (67) 3901-2728, na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).
Kelly Ventorim, assessora da Sepaf e Iagro