Nascido em Maracaju, em 19 de junho de 1922, Afonso diplomou-se engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Viçosa em 1945 e pós graduou-se em zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Em agosto de 2012, Correia foi homenageado durante sessão plenária do Crea-MS pelos seus serviços prestados à profissão. Na ocasião, comentou: “Eu não tenho grandes méritos, os únicos méritos que eu tive na vida foi de cumprir o meu dever com muita seriedade. Eu realmente trabalhei além do normal no serviço público. Não acho que eu não tenha feito nada além do normal, apenas cumpri o meu dever”.
Afonso Nogueira foi funcionário concursado do Ministério da Agricultura onde exerceu diversas funções de chefia e cargos em comissão, entre eles, vice-diretor do Instituto de Zootecnia, diretor geral do departamento de promoção agropecuária, Codiretor Brasileiro do Escritório Técnico de Agricultura (ETA) da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional, foi também Ministro Interino de Agricultura.
Afonso Nogueira é pai do engenheiro agrônomo Eduardo Simões Correa e da engenheira civil Maria Helena Simões Correa Maymone e sogro do engenheiro civil Marco Antonio de Alencar Maymone e da engenheira civil Maria Conceição Alves.
O velório aconteceu na sexta-feira, às 16h e o sepultamento às 9h do sábado, ambos no Parque das Primaveras, em Campo Grande.
A equipe da Sepaf, em nome do Engenheiro Agrônomo, amigo e profundo admirador de seu legado, Jerônimo Alves Chaves, deixa aqui os sentimentos para seus familiares e amigos.