Temas pertinentes ao fomento ao micro e pequenos empresários e ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, foram deliberados nesta quarta-feira (07), em reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae MS, do qual a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) faz parte.
A reunião foi presidida pelo titular da Semagro e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, secretário Jaime Verruck que participou presencialmente, mas com conselheiros deliberando de forma remota, seguindo os protocolos de biossegurança.
Na pauta, estava a apresentação do Projeto Bioma Pantanal (Pro Pantanal), a apresentação do status do Programa Cidade Empreendedora, apresentação do Portal de Ecoturismo do Sebrae/MS e apresentação das Políticas Públicas de Interesse das MPE e pauta legislativa.
A fim de estimular e fomentar a recuperação econômica no Bioma Pantanal, o Programa de Apoio à recuperação do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae/MS e Sebrae/MT. Serão realizadas ações de apoio aos empreendimentos existentes, da economia criativa e economia da biodiversidade, além do apoio às boas práticas de prevenção e combate a incêndios florestais no território. O programa ainda precisa de aprovação para que os trabalhos sejam iniciados.
Já o Portal Sebrae de Ecoturismo, previsto para ser lançado em maio, é uma plataforma que contará com conteúdos técnicos para empreendedores e gestores atuantes nos destinos de Ecoturismo, Turismo de Natureza e Turismo de Aventura no Brasil.
Os conselheiros também deliberaram sobre o Programa Cidade Empreendedora, que conta com 11 municípios que assinaram a adesão. Desde o dia 9 de março, agentes do Sebrae fazem um mutirão de visitas aos empreendimentos dos municípios para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. Porém, devido ao avanço da pandemia e dos crescentes casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul, a assinatura de contratos com os municípios da região sul foi adiada para uma nova data.