A equipe Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que representa o Governo do Estado na III Expedição da RILA (Rota de Integração Latino-Americana) participou na manhã desta terça-feira (28) de solenidade de lançamento das obras de um parque industrial e logístico em Pozo Almonte, no Chile. O empreendimento é um dos investimentos a serem realizados na região para recepção de produtos que serão transportados pela Rota Bioceânica. O evento foi realizado a cerca de 50 quilômetros de Iquique.
“Nós tivemos vários discursos aqui, inclusive do Ministro da Economia chileno, mostrando a necessidade da integração. Mostrando que esse projeto da Rota Bioceânica tem de ser um projeto suprapartidário, supragovernamental. Realmente, tem que ter um grande acordo para que a gente possa avançar rapidamente. O ministro, inclusive, nos cobrou que a gente faça um relatório mostrando todas as deficiências que nós identificamos no trajeto e repasse para todos os países, a fim de que eles possam tomar decisões e possam avaliar o seu avanço”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, que representa o Governo de Mato Grosso do Sul na Expedição.
Participaram do evento o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha; o encarregado da Unidade Regional de Assuntos Internacionais do Governo Regional de Antofagasta, Chile, Mauricio Zamorano; o coordenador geral e Relações Internacionais da Província de Salta, Argentina, Federico Rios; o Secretário de Integração Regional e Relações Internacionais da Província de Jujuy, Argentina, Pablo Palomares; o Governador do Departamento de Boquerón, Paraguai, Harold Bergen; o Governador do Departamento de Alto Paraguai, Arturo Méndez e o ministro João Parkinson de Carlos.
Na quarta-feira (29), a equipe da Semadesc e demais integrantes da Expedição participam do 4º Foro de Los Territorios Subnacionales del corredor Bioceânico de Capricórnio e se encontram com empresários chineses, bolivianos, argentinos, paraguaios e chilenos. “Teremos discussão em uma série de câmaras técnicas para discutir o futuro da Rota Bioceânica aqui em Tarapacá, no município de Iquique”, finalizou Jaime Verruck.
A Expedição é organizada pelo SetLog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Semadesc. Ao todo, 110 pessoas participam da Expedição, dentre autoridades, empresários e imprensa, distribuídos em 38 caminhonetes.
Marcelo Armôa, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc