Campo Grande (MS) – Além de um trabalho constante de monitoramento no campo, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) mantém, segundo o gerente de Defesa Vegetal da Agência, Félix Castro, o contato constante com as principais instituições de monitoramento de pragas no Estado, como a Fundação MS, Fundação Chapadão e Embrapa buscando manter controlada a proliferação da Helicoverpa armigera em Mato Grosso do Sul.
Segundo Félix, o Estado hoje não tem com o que se preocupar em relação àHelicoverpa armigera. “O Estado não está sob risco”, disse. O alerta do gerente aos produtores fica para a ferrugem asiática, por conta do clima úmido, principalmente ao Sul do Estado. Segundo ele, a Embrapa tem recebido quantidade significativa de alertas da doença em lavouras de soja em Mato Grosso do Sul.
Félix comentou ainda sobre o percevejo, praga de final de ciclo, que se adiantou um pouco e tem aparecido bastante também, e a lagarta da falsa medideira, que foi ‘um problema sério’ em 2015 e merece atenção especial dos produtores.
Kelly Ventorim – Sepaf