Em mais um ano de safra recorde, MS deve passar de 17 milhões de toneladas de grãos em 2018

Categoria: AÇÃO ESTRATÉGICA, Desenvolvimento Econômico | Publicado: sábado, fevereiro 17, 2018 as 08:30 | Voltar

Campo Grande (MS) - A safra de grãos de Mato Grosso do Sul está estimada em 17.895 milhões de toneladas para 2018, segundo dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do total, 9,150 milhões toneladas são referentes ao milho safrinha e 8.745 milhões toneladas de soja, reafirmando o Estado como um grande produtor de grãos.

Os dados, acompanhados mensalmente pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), mostram ainda que a área plantada com soja somou 2.650 mil hectares em 2018 e a previsão é que o milho safrinha alcance 1.830 mil hectares este ano.

Mato Grosso do Sul também deve manter recorde na produtividade em 2018, com 5 mil kg de milho safrinha por hectare colhido e estimativa de 3,3 mil kg de soja por hectare. Os números destacam que a tecnologia tem ampliado a capacidade de produção dos agricultores sul-mato-grossenses.

“Em termos de resultado para economia, a safra recorde mostra que o produtor rural novamente produziu com elevada tecnologia. Nós tivemos aplicação de novas variedades em Mato Grosso do Sul, desenvolvidas com pesquisa e apoio do Estado”, disse o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro, ao destacar os trabalhos desenvolvidos por entidades de pesquisa rural, como a Fundação MS, que recebem apoio do Governo do Estado.

Conforme os dados do IBGE, o Centro-Oeste corresponde a 43,1% da produção nacional de grãos, sendo que Mato Grosso do Sul tem 8,1% da participação nacional, com 4.605 mil hectares cultivados com grãos.

A safra recorde, para o secretário Jaime Verruck, ativa a economia em todo o Mato Grosso do Sul. Com 8,7 milhões de toneladas de soja, o Estado passa a exportar e a industrializar mais soja. “É uma questão fundamental, pois temos percebido um aumento dos investimentos nessas áreas”, revela.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.