Campo Grande (MS) – Durante entrevista ao Canal Rural na tarde desta terça-feira (28), o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, falou sobre a pecuária em Mato Grosso do Sul e como o Estado tem se destacado no país. Para ele, “sanidade, genética e produção” formam o “tripé eficiente” deste setor. A entrevista, que aconteceu no gabinete, será exibida em uma série especial do programa Giro do Boi que deve ir ao ar na primeira quinzena de junho.
“O tripé de uma pecuária eficiente envolve sanidade, genética e produção. Mato Grosso do Sul construiu essa pecuária”, disse Riedel. Segundo o secretário, que acumula o cargo de vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a dedicação e o conhecimento do produtor sul-mato-grossense fazem com que o rebanho tenha qualidade, se destacando no cenário nacional.
Um dos exemplos para este sucesso é a cobertura vacinal do rebanho o que garante animais saudáveis e sucesso ao produtor. “A cobertura vacinal é altíssima em Mato Grosso do Sul e sempre foi uma das mais altas do país”, disse.
Marco Ribeiro, apresentador do programa, também abordou durante a entrevista temas como a tecnologia no cruzamento, novas ferramentas para confinamento e os caminhos da integração entre lavoura, pecuária e floresta.
“A integração entre lavoura, pecuária e floresta é um caminho mais recente com muito a ser explorado e entendido ainda, mas é, sem dúvida, uma janela muito importante para o Estado. Já a integração agricultura e pecuária é um caminho mais consolidado, com projetos integrados”, explicou Riedel.
A série de reportagens, segundo Ribeiro, mostra fazendas que alcançaram a excelência na produção de carne de qualidade. A equipe do Canal Rural já percorreu o Acre e Mato Grosso do Sul. As próximas paradas deverão incluir os estados de Goiás, Pará, Tocantins e Rondônia.
Formação- Graduado em Ciências Biológicas com Bacharelado em Genética, MBA em Gestão Empresarial e mestrado em Zootecnia, Riedel já foi presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), cargo do qual se afastou para assumir a secretaria. Em 2012, Riedel assumiu a vice-presidência da CNA, função que ainda desempenha.
matéria de LUCIANA BRAZIL