O mercado de grãos do Brasil e do mundo é dinâmico. De acordo o levantamento agrícola da Granos Corretora, a variação entre o preço médio da saca de 60 quilos de milho em junho deste ano é 5,8% menor que no mesmo período do ano passado. Na comercialização da soja, a redução é de 8,4%, quando comparamos o valor atual com o mesmo intervalo de 2014. No mesmo dia, os valores sofrem alterações que influenciam a decisão do produtor quanto ao melhor momento para venda. Entender este movimento é um dos objetivos da palestra do analista financeiro, Fernando Muraro, no Circuito Aprosoja, que será realizado nesta sexta-feira (10), em Coxim.
Na palestra com o tema ‘Mercado de grãos para safra 2015/2016’, Muraro também fará análise da interferência de fatores como o clima, custo dos insumos, câmbio e a perspectiva de aumento da produção. No caso de Mato Grosso do Sul, a perspectiva da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS é de supersafra de 8,3 milhões de toneladas para o milho safrinha. O número foi apresentado pela entidade no final do mês de junho.
Em cada etapa, diferentes temas são abordados por especialistas que levam orientações técnicas agrônomas e financeiras. No último, realizado em Maracaju, o palestrante foi o especialista em marketing do agronegócio, José Luiz Tejon que foi assistido por 700 pessoas. A iniciativa da Aprosoja/MS como objetivo aproximar o especialista do produtor rural.
Além de Maracaju, o Circuito já passou pelos municípios de Deodápolis, Chapadão do Sul e Dourados. O objetivo é percorrer até o final de 2015 dez cidades do Estado.
Nesta etapa, o Circuito Aprosoja/MS fará parte da programação da 2ª Feira do Agronegócio de Coxim e da Região Norte, que acontece entre os dias 09 e 11 de julho. O evento é organizado pelo sindicato rural da cidade e oferece aos visitantes palestras técnicas, exposição de máquinas e implementos agrícolas, leilões, dia de campo, oportunidade de compra e vendas e troca de experiências.
Assessoria de Imprensa Aprosoja/MS