Campo Grande (MS) – Novo convênio entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai reforçar as ações de vigilância sanitária no Estado. Nesta terça-feira (5), um dia depois de a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) receber 26 veículos para ações de fiscalização em 18 municípios sul-mato-grossenses, o governador Reinaldo Azambuja e o ministro Bairo Maggi se encontraram em Brasília (DF) para definir uma nova parceria.
“Assinamos convênio de R$ 4,4 milhões para reforço da vigilância sanitária em Mato Grosso do Sul. Parte desse recurso é para compra de novos equipamentos como os veículos que foram entregues ontem, e outra parte para custeio, principalmente de ações na fronteira”, disse o governador. Estruturando os escritórios da Iagro no interior do Estado, o governo consegue manter a qualidade da fiscalização, fazendo melhorar a produção animal e vegetal e possibilitando a abertura de novos mercados consumidores.
Outro assunto tratado no encontro foi o fortalecimento da agricultura familiar dentro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar. Reinaldo pediu ao ministro Blairo modificação no sistema para ampliar o mercado consumidor do pequeno agricultor.
Também participaram do encontro com o ministro Blairo Maggi o coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, senador Waldemir Moka, e o deputado federal Geraldo Resende.
Ministério da Saúde
O governador Reinaldo Azambuja segue com agendas em Brasília (DF) nesta terça (5) e quarta-feira (6). Hoje ele se reúne com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar de apoio a construção dos hospitais regionais de Dourados e Três Lagoas.
Texto: Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação
Foto: Paulo Seabra.