Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) realizou, no último final de semana, dia 3 dezembro, o sorteio de 234 lotes de terra adquiridos pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), no município de Amambaí.
O sorteio contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, e a coordenadora do PNCF, Tânia Regina Minussi. “A ação vem contemplar as pessoas que têm um perfil com a agricultura familiar, ou seja, trabalhadores rurais que sonham em ter o seu próprio pedaço de terra para tirar o sustento da família”, disse o diretor.
O repasse contempla trabalhadores rurais das associações dos agricultores familiares São Bento e São Francisco. Os lotes são oriundos do desmembramento de duas fazendas que serão adquiridas com recursos do programa.
Dos 234 terrenos, 174 unidades correspondem aos agricultores familiares vinculados à associação São Francisco, enquanto, os 59 correspondem às famílias da associação São Bento.
A aquisição de lotes através do Crédito Fundiário representa um passo decisivo na agricultura familiar de Mato Grosso do Sul. Atualmente, o governo do Estado tem dado suporte ao programa.
Além disso, o executivo Estadual vem investindo em ações de atendimento ao pequeno produtor e, futuramente, irá lançar um dos programas que fará parte dessa expansão da agricultura familiar, no Mato Grosso do Sul, é o “Quintal Produtivo”.
Por meio do projeto, serão oferecidos óleo diesel e manutenção aos equipamentos das lavouras. Aos recém-assentados, o “Quintal Produtivo” oferecerá suporte básico para o início da vida no campo, seja com orientações na formação rebanho, pomar ou pasto.
O evento também contou com a presença do superintendente Estadual de Pesca e Aquicultura, César Moura, do delegado federal de Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Sul, Dorival Betini, e a deputada estadual Mara Caseiro. Além de autoridades locais.
Crédito Fundiário
Após a ação em Amambai, a dirigência da Agraer seguiu viagem para Paranaíba para a promoção de outro sorteio do Crédito Fundiário.
Dessa vez, no domingo (4), foram sorteados 212 lotes que antes formavam a antiga fazenda El Assal, 1.446 hectares no total. As famílias beneficiadas fazem parte dos movimentos sociais União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR)de Paranaíba.
Aline Lira, Agraer