Categoria é responsável pela sanidade dos produtos agropecuários brasileiros
A garantia da sanidade da maior parte do que vai à mesa dos brasileiros e dos consumidores dos mais de 200 países para os quais o Brasil exporta alimentos depende do trabalho e da dedicação dos fiscais federais agropecuários. A categoria é formada por médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, farmacêuticos e químicos que atuam no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a missão de contribuir para a segurança alimentar, a saúde e a qualidade de vida das famílias. Esta foi uma semana especial para esses profissionais: na quinta-feira (30), eles comemoraram o Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário.
A data foi instituída pela Lei nº 12.316, de agosto de 2010. A criação do Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário reflete a importância do trabalho desses profissionais para a sociedade. A categoria exerce suas funções há mais de 150 anos no serviço público federal. Em 2000, a atividade passou a ser considerada como uma das carreiras da União.
Os fiscais federais agropecuários trabalham na área rural brasileira, em portos, aeroportos, postos de fronteira, empresas agropecuárias e agroindustriais e laboratórios. Além da fiscalização e vigilância, participam da elaboração e do desenvolvimento de programas agropecuários e de políticas públicas do setor e negociações internacionais do agronegócio.
O trabalho dos fiscais federais agropecuários é, portanto, essencial para o cumprimento da missão institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Por isso, o Mapa se soma às comemorações do Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de comunicação social
imprensa@agricultura.gov.br