Na última semana, coordenadores do Programa de incentivo a produção de leite, da Secretaria do Estado da Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), estiveram em Dourados para participar do dia de Campo do Programa ‘Mais Leite’.
Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS), o programa que oferece assistência técnica e extensão Rural buscando incrementar a produção na cadeia leiteira no Estado, realizou um dia de campo em Dourados, onde os técnicos Fernando Nascimento e Arthur Curado do Programa ‘Leite Forte’, da Sepaf, e um publico de mais de 180 pessoas, puderam acompanhar a apresentação de quatro estações sobre produção leiteira e uma sobre fruticultura (uva e goiaba), discorrendo sobre manejo de pastagens; sistema solo x planta x animal e como interferir nesta relação com a irrigação; cálculo de lotação de pastagens e ainda; instalação e manejo de cercas elétricas.
Problemas vivenciados pelo produtor de leite, no dia-a-dia foram mostrados e as soluções apresentadas de forma bastante didática. “Eventos dessa natureza demonstram como técnicos que dão assistência técnica no leite, no caso do SENAR, estão cientes dos desafios da atividade e estão preparados para levar informações técnicas úteis. O DIA DE CAMPO, certamente, facilitará o trabalho do dia a dia do assistente técnico junto ao produtor, pois despertará naqueles produtores a consciência de que podem fazer melhor. A equipe do SENAR está de parabéns”. Comentou Fernando Nascimento.
MAIS LEITE
O programa ‘Mais Leite’ foi criado pelo SENAR, observando aqueles produtores rurais, em especial os da agricultura familiar e de pequeno porte, que carecem de recursos acessíveis e permanentes que auxiliem e informem o nível de qualidade e tecnificação de seu manejo e sistema produtivo. Em 2014, o programa atuou com 516 produtores, em 16 municípios, desenvolvendo a cadeia produtiva do leite e intensificando o estímulo à qualidade do produto no Estado do Mato Grosso do Sul. Sua metodologia de trabalho, advinda do Sistema CNA/Senar, tem como base a meritocracia, aliando consultorias (gerencial e técnica) mensais e capacitações bimestrais dos produtores.
Para o ano de 2015, tendo em vista os excelentes resultados obtidos ao longo do ano de 2014, o Programa pretende ampliar o campo de atuação e atender setecentos e vinte produtores de leite em dezoito municípios, distribuídos em todo Estado.