Campo Grande (MS) – Com cerca de 7 mil empregos gerados em Mato Grosso do Sul e uma movimentação financeira equivalente a 10% do PIB estadual, o cooperativismo é uma grande oportunidade de desenvolvimento para o Estado. Para otimizar esse potencial e alavancar o setor, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), lançou na sexta-feira (23), em Dourados, o Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul (Procoop), elaborado em parceria com o Sistema OCB/MS.
“O desenvolvimento das cooperativas está ligado ao desenvolvimento econômico do Estado. O cooperativismo é um segmento que vem crescendo muito e se diversificando, por isso o Procoop é uma grande oportunidade de alavancarmos todo esse processo. A elaboração do programa foi feita pela Semagro, em parceria com a OCB-MS, entidade que congrega hoje 107 cooperativas ativas e conta com 200 mil associados em todo o Estado”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.
De acordo com o secretário, o Procoop vai atuar em vários eixos: estrutura de apoio e governança; créditos e financiamentos para o setor cooperativista; ambiente de negócios e legislação; e educação, pesquisa e inovação. “É um setor que cresce em tamanho e diversificação. Vamos trabalhar uma série de elementos voltados à capacitação e qualificação de pequenas, médias e grandes cooperativas”, acrescentou.
Segundo o governador Reinaldo Azambuja, Mato Grosso do Sul vive um boom de cooperativas e o programa voltado ao segmento, com política específica de apoio ao setor, será de grande valia para o Estado. “O programa é um instrumento para fortalecermos o sistema de cooperativismo em Mato Grosso do Sul, que atua em todas as áreas, como agropecuária, crédito, saúde, infraestrutura e transporte, entre outras”, pontuou Reinaldo Azambuja, que ainda destacou o setor como fonte de geração de oportunidades de emprego e renda.
Com informações de Bruno Chaves – Subcom
Fotos: Chico Ribeiro – Subcom