Cooperativas apresentam projetos para ampliar e industrializar produção de leite e derivados

Categoria: AGRICULTURA FAMILIAR, LEITE | Publicado: quarta-feira, novembro 7, 2018 as 15:27 | Voltar

Campo Grande (MS) – O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), recebeu de representantes de duas cooperativas da região Central do Estado projetos para ampliar a produção de leite e hortifrúti e também para agroindustrialização de leite e derivados. Os projetos beneficiam diretamente mais de 500 famílias associadas a essas cooperativas, além das demais que trabalham indiretamente nessa cadeia produtiva.

OS projetos foram apresentados ao secretário nesta terça-feira (7), em reunião com a presidente da Cooplaf (Cooperativa Agrícola Mixta de Pecuária de Corte e Leiteira e Agricultura Familiar) de Terenos, Carlinda Rezende; e com o presidente da Cooperdib (Cooperativa de Produtores Rurais de Dois Irmãos do Buriti), José dos Santos Menezes, e técnicos da Semagro. Essas duas cooperativas estão associadas na produção de leite e derivados, como queijo tipo muçarela, e recebem assistência técnica e apoio do governo por intermédio do Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul (Procoop).

A intenção, agora, é conseguir apoio para expandir e industrializar a produção, explicou a coordenadora de Agricultura Familiar da Semagro, Ariani Monaly Castro. “São demandas importantes que beneficiam o setor produtivo, com aquisição de equipamentos, insumos agrícolas e máquinas para agroindústria. A estratégia prevê, ainda, ampliar o mercado para dar vazão ao aumento da produção”, disse o superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tencologia e Agricultura da Semagro, Rogério Beretta.

O secretário recebeu as demandas das cooperativas e pediu que os técnicos estudem e apresentem um parecer o mais breve possível. A Cooperdib reúne 80 famílias cooeradas que produzem 200 quilos de muçarela por dia, boa parte da produção vai para a merenda escolar e também entrega no comércio. A Cooplaf tem 370 cooperados, produzem hortifrúti e 600 mil litros de leite ao mês, que também entregam nas escolas do Estado.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.