Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgãos vinculados da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), assinaram convênio nesta segunda-feira (22) para facilitar o acesso às informações de empresas estaduais.
Na presença do secretário Jaime Verruck, o presidente da Jucems, Augusto César de Castro, explicou que com o convênio que terá duração de dois anos, a Agraer poderá acessar o banco de dados com o cadastro das empresas do Estado de forma rápida e prática, sem precisar de documentação prévia.
“É uma facilidade entre os órgãos do Governo e que pode se estender para município e União”, disse o presidente da Jucems ao assinar o documento ao lado do diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, que agradeceu a parceria.
Sem o convênio para que a equipe conseguisse informações sobre as empresas, que são usadas para cadastro do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, era necessário pedir formalmente e esperar até duas semanas pela resposta.
Com quatro servidores da Agraer cadastrados no sistema da Jucems agora as informações poderão ser obtidas na hora. “O processo vai ficar mais rápido e produtivo, isso ajuda muito nas atividades internas”, ressaltou André.
O convênio com a Jucems facilitará o cruzamento de informações estaduais para aprovação ou não das pessoas entrevistadas dentro do Crédito Fundiário. Uma forma de dificultar o uso do programa por pessoas de má fé no Estado e assim garantir o acesso àqueles que realmente desejam fazer da terra a fonte de renda familiar.