A demanda interna enfraquecida levou à forte queda nos preços dos suínos e da carne suína em novembro, segundo dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, na quinta-feira (3).
O suíno vivo foi negociado, em média, a R$ 4,05/kg em novembro, redução de 6,9% ante outubro e de 26,4% na comparação com novembro do ano passado, em termos reais.
“No atacado da Grande São Paulo, os valores médios do último mês recuaram para os menores patamares do período desde 2011, sendo que, para alguns cortes, os preços foram os mais baixos desde 2010”, informaram analistas do Cepea em nota no seu website.
Já a média da carcaça comum suína negociada em novembro ficou em R$ 6,05/kg, queda de 4,8% ante outubro e de 24% em relação ao mesmo mês de 2014. O valor também foi o menor para um mês de novembro desde 2011.
A redução no preço da carne suína ocorreu apesar do aumento da demanda externa em novembro, quando as exportações brasileiras do produto in natura subiram 50,7% em volume, na comparação anual, para 55,3 mil toneladas, segundo dados da Balança Comercial Brasileira divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Carnetec, Anna Flávia Rochas