O fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), em consonância com os setores ligados a agricultura familiar nas Prefeituras, tem sido fomentado pelo Secretario de Estado Fernando Lamas, através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), buscando convergir para o cumprimento de parte das missões dadas pelo Governador Reinaldo Azambuja, no que se refere ao trabalho da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar.
A reestruturação do Estado, no que se refere a participação social e o desenvolvimento sustentável passa pelos projetos de fomento a produção e gestão de programas que atendam principalmente o agricultor familiar. Neste sentido, as ações desenvolvidas pela Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, através do CEDRS, de articulação para fortalecimento dos Conselhos Municipais, que devem ser revitalizados, através de ações conjuntas das entidades integrantes do CEDRS.
Considerando que mais de setenta mil famílias de agricultores vivem hoje da agricultura familiar no Mato Grosso do Sul e diversos são os órgãos que buscam fomentar, cada um a seu modo, essa atividade, o CEDRS tem buscado, segundo nos explica, seu secretário executivo, Carlos Gonçalves, unir essas diversas siglas para extrair o máximo possível das políticas publicas aplicáveis ao setor, em cada município.
Aumentar a produção, buscando fazer com que o Estado seja, em breve, autossustentável na produção de hortifrutigranjeiros é um desafio que a SEPAF e o CEDRS acreditam ser possível, considerando todas as ferramentas disponíveis e a forma como este Governo vem atuando. Um exemplo são ações como: o acompanhamento do uso adequado de máquinas e equipamentos cedidos com foco na agricultura familiar em todo o Estado; ações efetivas para melhor aplicação dos recursos de diversos programas e; apreciação de projetos de crédito fundiário com o rigor necessário. “A principio são ações simples que, integradas, vão resultar – junto de outras ações que estão no planejamento estratégico que estamos traçando – em benefícios diretos para a população que são: ampliação da renda no campo, aumento da produtividade no Estado, diminuindo a importação e lá na ponta a melhoria na qualidade de vida da população como um todo.” Finalizou Carlos.
Os Conselhos de cada município são compostos por representantes de órgãos ligados ao setor produtivo local, e o Conselho Estadual trabalha em parceria com diversas entidades do setor publico e da sociedade civil.
CEDRS
Tem como missão promover a articulação e a cooperação institucional para a integração das politicas publicas, visando o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.
CMDRS
Tem como missão propor diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas, constituindo-se em espaço de articulação, integração e cooperação.