O CEIF (Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo FCO), presidido pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), solicitou a prorrogação do pagamento das parcelas do financiamento do FCO de 2021, considerando o impacto econômico da Covid-19.
Nesta quinta-feira (29), o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro e presidente do CEIF, esteve com na Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), em reunião com o superintendente Nelson Fraga para debater sobre este, e outros assuntos pertinentes ao FCO.
A Sudeco se manifestou favorável a prorrogação do pagamento das parcelas, mas o pedido segue para votação e deliberação do Conselho Monetário Nacional, que vai decidir sobre a solicitação do CEIF Mato Grosso do Sul. Em 2020, as parcelas de abril a novembro foram prorrogadas.
“Fundamental neste momento fazer a prorrogação das parcelas do FCO para auxiliar os empresários afetados pelas consequências econômicas da pandemia de Covid-19. Além disso, a Sudeco garantiu que o fluxo financeiro para as operações do FCO e os convênios para aquisição de máquinas e ferramentas agrícolas, seguem normalmente”, afirmou o secretário Jaime Verruck.
Até o início de abril de 2020, Mato Grosso do Sul realizou mais de 350 operações do FCO que resultaram em R$ 175 milhões contratados, entre os setores rural e empresarial em 2021. Ainda haviam outras 626 operações em andamento que somam R$ 852 milhões em demandas em andamento.