Conhecimento sobre plantas daninhas é a principal arma para combate

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, janeiro 22, 2016 as 08:04 | Voltar

No primeiro dia do Showtec 2016, os produtores rurais puderam conhecer de perto as especificações de plantas daninhas como buva, amargoso, trapoeraba e corda de viola. O amargoso, por exemplo, chega a comprometer 90% da plantação caso não seja combatido de forma correta. A explicação foi feita pela agrônoma Gizelly Santos, pesquisadora da Dow AgroSciences. Gizelly é mestre e doutoranda em Plantas Daninhas. A palestra foi realizada nessa quarta-feira (20). O Showtec segue até sexta (22).

“O objetivo da apresentação foi mostrar cada planta daninha. Muitas vezes o erro no manejo não está no herbicida, mas não saber a hora certa de aplicar”, explicou. Algumas plantas, como a corda de viola e trapoeraba, são comuns nas últimas três safras, principalmente nas regiões produtivas próximas a Maracaju e Sidrolândia. Gizelly complementa que a falta de conhecimento sobre as características das plantas e as técnicas corretas ocasionam uma perda de 15% da safra.

A pesquisadora também abordou o manejo em sistema com braquiária, orientando como as plantas daninhas se comportam nesse tipo de plantação.

Na quinta-feira (21), a Dow AgroSciences traz as palestras Manejo integrado de doenças fúngicas na soja e Manejo integrado de pragas em soja e milho. Ambas acontecem no auditório da Fundação MS.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.