A feira de negócios mais completa das indústrias alimentícia e de bebidas da América do Norte, ProFood Tech – que será realizada entre os dias 4 e 6 de abril deste ano no centro de convenções McCormick Place, em Chicago, EUA) – está perto de acontecer. Esse evento revelará novas tecnologias para aperfeiçoar as operações de processadores de carnes, e é considerada prioritária para esse público.
Sendo o único evento, na América do Norte, focado exclusivamente em todos os setores dessas indústrias, incluindo os de carnes bovina e avícola; de frutos do mar; panificação e aperitivos; refeições congeladas e pré-preparadas; e laticínios, a ProFood Tech oferecerá uma gama completa de soluções em processamento de alimentos e bebidas tanto de empresas de grande porte, que alimentam diversos nichos de mercado, quanto das de pequeno porte, voltadas mais a necessidades específicas.
Com o apoio de três das maiores entidades organizadoras de feiras desse tipo – PACK EXPO, Anuga [Feira Alemã de Negócios nos Setores Alimentício e de Bebidas) e Associação Internacional de Laticínios [IDFA, na sigla em inglês]), essa feira bienal, sediada em Chicago, é pioneira em sua capacidade de reunir esses dois ramos da indústria alimentícia e de abordar assuntos cruciais voltados a processadores de ambos os setores na América do Norte.
Em uma área de 13.935,45 m2 de pavilhão de exposições, você encontrará soluções para muitos dos desafios que encontra todos os dias em suas operações.
Manter procedimentos-padrão de higienização é fundamental para qualquer processador de carnes, e uma das operações mais laboriosas nesse ramo pode ser o corte de produtos cárneos sem que estes grudem uns nos outros, colaborando para o bom funcionamento desses procedimentos. Para evitar isso, a empresa norte-americana Sonics & Materials Inc. (estande nº 2743) vai expor seu mais recente sistema ultrassônico de corte. Comparado a cortadoras convencionais de alimentos, esse sistema oferece muito mais qualidade de corte e um processo mais higiênico, com mais consistência e durabilidade. Fazendo uso de uma solda ultrassônica, que vibra a altas frequências, o sistema de corte da Sonics diminui o atrito entre a solda e o produto alimentício, permitindo que esse componente permaneça mais afiado por mais tempo. Esse processo também diminui o tempo ocioso na linha de produção.
Velocidade, flexibilidade e tempo de operação máximo são características que os processadores de carne procuram com o intuito de atender às demandas de varejistas e consumidores. Um sistema de rotulagem de boa qualidade pode ser fundamental para obter esses resultados. A empresa alemã LANGGUTH (estande nº 2337) exibirá a versão compacta de sua rotuladora de cola fria em série wetLAN 110 na ProFood Tech. Essa novidade tem uma potência de 120 batidas por minuto (bpm) e combina simplicidade, fácil troca de funções e acessibilidade. A LANGGUTH afirma que sua rotuladora de cola fria em série supera as da concorrência em termos de flexibilidade e operações com contêineres arredondados de vários tamanhos. Com a wetLAN, os consumidores finais não precisarão mais adquirir rotuladoras giratórias, que podem custar o dobro do preço, economizando, portanto, com ganhos em manutenção, pois a wetLAN utiliza menos peças do que as rotuladoras da concorrência.
Garantir a precisão dos sistemas de alimentação é crucial para processadores de carnes que se esforçam para aperfeiçoar a segurança e a eficácia de suas operações. Oscilações de pressão podem causar impactos muito graves na exatidão da mensuração do peso de qualquer sistema alimentador. O sistema de Compensação Eletrônica de Pressão (EPC, na sigla em inglês) da Coperion K-Tron (estande nº 2130) é um sensor de pressão extremamente preciso, acoplado na tampa do funil de um alimentador. Esse dispositivo, lacrado por pressão, embora extremamente delicado, possui uma ampla margem de segurança de sobrecarga e utiliza um adaptador USB para registrar informações referentes à pressão. As vantagens desse sistema inovador incluem mais precisão e segurança, bem como um custo inicial menor e instalação mais fácil em comparação a sistemas convencionais mecânicos de compensação de pressão. Para aqueles que buscam soluções para problemas de pressão na linha de produção, o K-Tron está disponível para compra, ou financiamento no longo prazo. Os kits contêm um sensor de pressão por USB e um software de registro de informações para empresas que necessitam fazer uso da tecnologia Internet das Coisas, com o intuito de maximizar a eficácia de suas linhas de produção.
Além das soluções que serão apresentadas por mais de 400 dos maiores fabricantes do mundo, a ProFood Tech brindará os participantes com mais de 45 horas de uma megaprogramação de palestras. No piso de exposições, os visitantes encontrarão o Centro de Aprendizado da ProFood Tech (tradução livre de ProFood Tech Learning Hub), onde poderão participar de palestras sobre questões regulatórias, apresentadas por especialistas em normas da indústrias e segurança alimentar acerca de assuntos como “Procedimentos de Comunicação durante uma Crise de Segurança Alimentar”; “Esclarecimentos sobre a Lei de Modernização em Segurança Alimentar (tradução livre de Food Safety Modernization Act – FSMA) para beneficiar empresas de pequeno e médio porte”; “Programa de implantação de padrões de sanitização para plantas das indústrias de alimentos e de bebidas”; e “Procedimentos de Segurança em Infraestrutura e Desenvolvimento de um Plano de Ação: diminuição do Risco de Incidência de Poeira Explosiva na Fabricação de Alimentos”. Após essas palestras gratuitas com duração de 30 minutos cada, haverá debates em mesas-redondas, nas quais você poderá compartilhar suas experiências com seus colegas da indústria. Parte integrante do Centro de Aprendizado da ProFood Tech (ProFood Tech Learning Hub), o Anfiteatro das Inovações (Innovation Stage, em tradução livre) trará palestras de 30 minutos que enfatizarão tecnologias revolucionárias, aplicações inovadoras e técnicas comprovadas. “Operações higiênicas”, “Novos usos de tecnologias ultravioleta”, “Melhoria da Sustentabilidade” e “Tecnologias avançadas de spray” são apernas alguns dos temas que serão abordados.
A programação de palestras da ProFood Tech, idealizada pela FDA (Agência de Controle de Alimentos e Medicamentos dos EUA), oferecerá conferências para auxiliar os fabricantes a ficarem a par das tendências de consumo e de sabores; regulamentações; melhores práticas em processamento de alimentos e projetos de infraestrutura; e estratégias de negócios e desenvolvimento da força de trabalho. O pontapé inicial dessa programação será dado pelo zagueiro bicampeão do Super Bowl e cinco vezes ganhador do prêmio Most Valuable Player (Melhor Jogador, em tradução livre) da NFL (Liga norte-americana de futebol americano) Peyton Manning, que apresentará a palestra inaugural, intitulada “Estratégias Vitoriosas, com Peyton Manning”. Este evento acontecerá na quinta-feira, 4 de abril deste ano, às 20h (horário de Chicago; 17h no horário de Brasília).
Participar da ProFood Tech é a melhor maneira de lidar com seus negócios mais desafiadores e dificuldades encontradas no dia a dia de suas operações. Você terá a oportunidade única de ouvir ideias originais de líderes renomados nas indústrias alimentícia e de bebidas; conferir, em primeira mão, tecnologias inovadoras para aperfeiçoar suas operações; analisar tendências do mercado consumidor, que vêm mudando o panorama de ambas as indústrias; e expandir sua rede de contatos com profissionais do ramo de processamento de alimentos.
Para mais informações ou para se inscrever na feira, acesse profoodtech.com (site disponível apenas em inglês).
— Maria Ferrante, diretora sênior de Marketing & Comunicação da PMMI – Associação para Tecnologias de Embalagem e Processamento