Comissão aprova Política Nacional de Agricultura Urbana

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 17, 2015 as 15:00 | Voltar

Marcelo Aro (na foto) : a intenção é garantir que a criação de novas linhas de crédito não os exclua do direito de aderirem a outras linhas de crédito disponíveis.
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou a criação da Política Nacional de Agricultura Urbana, prevista no Projeto de Lei 906/15, do deputado Padre João (PT-MG).

O objetivo é criar políticas públicas específicas para a produção agrícola e pecuária exercida nos limites da cidade para produção de alimentos e comércio nessa localidade.

Entre os objetivos da política nacional está articular a produção de alimentos na cidade com programas de alimentação em escolas, restaurantes populares, estabelecimentos prisionais, entre outros.

O estímulo às cooperativas, à educação ambiental, à ocupação de espaços ociosos também estão no rol de objetivos da Política Nacional de Agricultura Urbana.

A proposta determina que governo federal, estados e municípios deverão cooperar entre si na realização da política, com linhas de crédito, apoio técnico, estímulo a feiras livres, compra de produtos da agricultura urbana em programas governamentais que comprem alimentos, campanhas de informação, entre outros.

A proposta foi aprovada com uma emenda do relator, deputado Marcelo Aro (PHS-MG), estabelecendo que a obtenção de linhas de crédito para a agricultura urbana não prejudicará as linhas de crédito já existentes para a agricultura. “A intenção é garantir que a criação de novas linhas de crédito específicas aos agricultores urbanos não os exclua do direito de aderirem a outras linhas de crédito atualmente disponíveis”, explicou.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano e ainda precisa da análise da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

Reportagem – Carol Siqueira, Edição – Regina Céli Assumpção

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.