A criação do gado senepol, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB), cresce 35% ao ano. A raça traz muitas vantagens, como a qualidade da carne, período menor para início da reprodução, retorno lucrativo mais rápido ao criador e facilidades na manutenção do animal.
Na fazenda Paraíso, do cantor e empresário Leo Chaves, da dupla Victor e Leo, é feito um trabalho de criação e multiplicação da genética da raça. São comercializadas desde as vacas prenhas, os embriões, as matrizes (vacas doadoras para implantação do sêmen senepol) e os reprodutores (os touros).
Depois disso, é oferecido um serviço de assessoria para acompanhar o desenvolvimento desses animais. “Temos uma demanda alta de várias regiões próximas. Isso se deve a uma raça que tem uma rentabilidade alta, qualidade da carne, alto índice reprodutivo e se adapta em diferentes condições climáticas. Essas são características buscadas pelos pecuaristas e procuramos desenvolver essas potencialidades”, afirmou Rodrigo Debossan Bittencourt, administrador da fazenda Paraíso.
De acordo com ABCB, a demanda pelo senepol alia um alto rendimento com um custo menor para os fazendeiros. “O foco na raça muito se deve à capacidade de atender a uma demanda de mercado. Com facilidade e preço baixo na criação e alto rendimento e lucros no corte”, disse Ricardo Magnini, diretor de Marketing da ABCB.
por Nélio Barbosa, Correio de Uberlândia