Campo Grande (MS) – Com o objetivo apoiar o homem do campo, estimulando e promovendo o desenvolvimento econômico e social com a geração de emprego e renda através do aumento da produtividade e diversificação de culturas nas pequenas propriedades rurais, o governo do Estado já realizou a entrega de 11 patrulhas mecanizadas pelo interior sul-mato-grossense.
Os repasses estão sendo promovidos mediante ações da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Anastácio e Dois Irmãos do Buriti foram os dois últimos municípios contemplados nesta segunda-feira (8). Os outros nove maquinários já foram repassados para Guia Lopes da Laguna, Três Lagoas, Corumbá, Ladário, Glória de Dourados, Nioaque, Rio Brilhante, Maracaju e Rochedo.
Todo o maquinário que estão sendo entregues fazem parte dos recursos de emendas parlamentares, do ex-senador Ruben Figueiró e então deputado federal, hoje, governador Reinaldo Azambuja que informou a quantidade exata de patrulhas adquiridas, “Você possibilitou a compra de 29 equipamentos. Miranda e Aquidauana estão entre as próximas a receber uma patrulha. Foram três anos até essa liberação, você vê como as coisas são demoradas, mas antes tarde do que nunca”, informou o governador em tom descontraído.
Em Anastácio, a patrulha mecanizada beneficiará cerca de duas mil famílias que trabalham no campo. Já em Dois Irmãos do Buriti, o equipamento 109 famílias agrícolas. “O repasse é porque o governo do Estado acredita nesse produtor que coloca mais de 70% dos alimentos à mesa dos brasileiros”, garantiu o chefe do Executivo que ainda destacou mais investimentos para o setor, “Temos uma grande parceria com a bancada parlamentar e faremos a maior entrega de patrulhas mecanizadas da história do Estado. Será mais de dois mil equipamentos, o que gira em torno de R$ 50 milhões injetados na agricultura familiar”.
O primeiro repasse foi promovido em Anastácio junto aos agricultores familiares da região. Em seguida, a comitiva estadual seguiu para Dois Irmãos do Buriti onde se reuniu com os produtores do Piuva V. “A gente atrasa a época do plantio e não colhe na hora certa, porque a gente não tem o maquinário. Com essa patrulha vai facilitar muito para nós. O que uma máquina dessa faz em uma hora a gente leva um mês para fazer no braço”, contou a agricultora Maria José de Souza.
“É de suma importância olhar para o homem do campo. As patrulhas vão fazer uma revolução no campo. Os indígenas da região sabem da importância de um programa permanente para atender as comunidades indígenas como é o Proacin. De forma parecida é a importância dessas patrulhas”, disse o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
Para o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, a ação demonstra a preocupação e o planejamento do governo do Estado mediante a geração de renda das famílias agrícolas.”Estamos colocando em curso uma estratégia do governo do Estado de uma diretriz que está no nosso planejamento plurianual, onde mostra que há um escoamento em todas as regiões do Estado deve ser igualitária. Temos que oportunizar todas as regiões, alternativas de desenvolvimento. Por essa razão, há esse esforço de tornar a agricultura familiar autônoma, mais dinâmica, competitiva, geradora de empregos, de renda e de oportunidades, fixando o homem no campo e permitindo que as famílias tenham condições de viver com acesso a mercados. E esses equipamentos que estão sendo entregues e outras infraestruturas e serviços são fundamentais para que a gente consiga colocar em curso, fazer a execução dessa diretriz que é a de levar o desenvolvimento de forma igual, oportunizadas a todas as regiões”.
Campo Fortalecido
E se não bastasse os investimentos em maquinário, a população da zona rural de Anastácio e Dois Irmãos do Buriti serão beneficiados direta e indiretamente com outras importantes ações estaduais.
Na cidade de Aquidauna, cidade irmã de Anastácio, por exemplo, Reinaldo Azambuja se comprometeu em construir mais uma ponte de alvenaria que irá beneficiar o escoamento da produção bem como a rotina de vida das famílias agrícolas. “Vamos construir uma ponte de concreto no Rio Taquarussu, na MS-170. Nos dois anos e quatro meses que estamos governando o Estado, estamos construindo 82 pontes de concreto. São mais pontes em um mandato do que já foi feita nos 40 anos de Mato Grosso do Sul”, lembrou.
Outras melhorias estão previstas nos pacotes de obras da região de Anastácio e Aquidauana. “Vamos lançar o asfalto que liga Aquidauana, Camisão, Palmeiras e Piraputanga. Nos próximos dias abre a licitação. Temos também o compromisso com a pavimentação asfáltica da estrada que liga a BR-262 até o distrito de Taunay, obra que vai beneficiar moradores da região”, garantiu Azambuja.
Já em Dois Irmãos do Buriti, está prevista a implantação de um frigorífico para filetagem de peixe. O governo fará a liberação de R$ 450 mil para compras de maquinários para operacionalização do estabelecimento. A liberação do recurso aguarda apenas a assinatura do convênio entre os dois governos, Estadual e Municipal.
Com o frigorífico a previsão é de seja abatido seis toneladas/dia de peixe, o que vai gerar 40 empregos diretos. Além de impulsionar o desenvolvimento da piscicultura de Dois Irmãos do Buriti, cidades e distritos próximos.
Na fruticultura, Dois Irmãos do Buriti já lidera o ranking do Estado na produção de laranja e banana. Dentro da infraestrutura, a cidade ainda se beneficiará com o asfalto na MS-347 (ligação com a MS-162 e BR-419) contemplando as unidades frigoríficas de carne bovina e peixe, um laticínio e também ao presídio local. Outra importante obra que está sendo feita próxima a região é a pavimentação da MS-257 com o objetivo de ligar a BR-060 a BR-163. “É um polo de turismo importantíssimo que será atingido. Essa pavimentação até a BR-060 para sair em Anhanduí pela BR-163 encurtará em 80 quilômetros a viagem até o Pantanal”, enfatizou o governador.
Ainda participaram das agendas os secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa; o adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna; o diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini; os prefeitos de Anastácio, Nildo Albres; de Aquidauana, Odilon Ribeiro; e de Miranda, Marlene Bossay; e os deputados estaduais Beto Pereira, Felipe Orro e Rinaldo Modesto, além de vereadores e outras autoridades municipais.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer