No destaque Secretário Adjunto da Semagro, Ricardo Senna, com o novo coordenador da Câmara, Lineu Pasqualotto, diretor do Silems
Campo Grande (MS) – A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul (CSCPL/MS) realizou na tarde desta terça-feira (30) a primeira reunião ordinária para discutir entre outros temas de interesse do setor, as ações desenvolvidas desde o dia 28 para comemoração da Semana do Leite em Mato Grosso do Sul e o projeto ‘Rota do Leite de MS’ que deve ter edição no Estado ainda neste semestre.
Realizada no Sebrae, a reunião foi aberta pela médica veterinária Ariany Monaly Monteiro, que acumulava as funções de coordenadora interina e secretaria executiva teve inicio com a apresentação do Zootecnista da Semagro, Orlando Cammy como novo secretário executivo, e Lineu Pasqualotto, diretor do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso do Sul), como novo coordenador, esse ultimo indicado pelos membros da Câmara Setorial.
Segundo Lineu Pasqualotto, a proposta da Câmara Setorial é discutir, melhorar e estimular a cadeia produtiva do leite no Estado. “A CSCPL promove reuniões ordinárias trimestrais, e extraordinárias sempre que necessário, para identificar os gargalos, apresentar sugestões, ouvir o segmento e trabalhar duro para termos, de fato, um Mato Grosso do Sul mais leiteiro”, disse
Representando o secretario adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna cumprimentou os novos gestores e falou brevemente do novo formato da Secretaria após a fusão, destacando a qualificação e profissionalismo da equipe bem como o trabalho desenvolvido até então em especial na Câmara Setorial do leite.
Ao destacar a importância da convergência das ações das secretarias que foram unidas, Senna comentou sua participação, desde 2015, em encontros no Ministério da Integração que tratavam do projeto ‘Rota da Integração Nacional’ e que tiveram continuidade com maior intensidade em 2016. Através do projeto foram identificadas as cadeias produtivas capazes de dar dinamismo aos diversos territórios do País. Fruto desse trabalho, na região centro-oeste foram mapeadas quatro importantes cadeias produtivas: leite, madeira/floresta, piscicultura e apicultura.
Sobre esse projeto, Senna falou ao grupo sobre seu recente contato com o coordenador geral de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional, José Joaquim Carneiro Filho, feito com propósito de dar continuidade às atividades da Oficina de Trabalho da Rota do Leite, da Macrorregião Centro-Oeste, que aconteceu em Goiânia/GO, em abril de 2016, e teve como objetivo a definição dos polos de produção de leite na macrorregião Centro-Oeste.
A ideia, segundo Senna, é realizar uma reunião de planejamento de mais uma edição da Rota do Leite, dessa vez no Estado do Mato Grosso do Sul, possivelmente em Campo Grande/MS na segunda quinzena do mês de junho, e que possa contar com a ampla participação dos atores estaduais que dialogam com a temática (pecuária de leite), bem como do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais do Mato Grosso do Sul – NEAPL/MS.
Conforme sugeriu o coordenador do Ministério, para efeito de alinhamento dos assuntos trabalhados deverá ser realizada a apresentação dos programas e projetos que estão sendo desenvolvidos nos âmbitos do Ministério da Integração Nacional e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, principalmente, nos territórios sinalizados na Oficina de Trabalho (APL da região sul de Glória de Dourados, APL da região central e Vale do Ivinhema), a fim de difundir as informações com todos os participantes e servir como parâmetro para novos planejamentos em conjunto.
Após a sugestão do secretário, foram colocadas na pauta as ações da semana do leite, que tiveram inicio no ultimo dia 28 e seguem até o próximo dia 04 de junho, em Mato Grosso do Sul, em comemoração ao dia Mundial do Leite (1º de junho) onde são realizadas várias ações de incentivo ao consumo e conscientização da importância do consumo do leite para saúde, estímulo às práticas esportivas e à qualidade de vida, sob o comando da Câmara.
Entre essas ações, Orlando lembrou que já está em execução a venda, por parte de cinco lojas da rede Hiper Comper, de leite com preços reduzidos com reserva de um espaço especial para que os clientes possam fazer doações que serão entregues ao Asilo São João Bosco e Abrapec. Ao mesmo tempo acontecem palestras nas escolas públicas de Campo Grande e cidades onde funcionam os escritórios regionais da IAGRO, sobre o tema.
Completando a programação Orlando lembra que acontece no próximo dia 1º, o tradicional Leite da manhã, que reúne na Assembleia Legislativa parlamentares e lideranças do setor e no dia 2 de junho, o Sindicato Rural de Campo Grande é palco do Encontro Técnico do Leite.
Com a participação de Renato Roscoe (superintendente da Semagro) e de mais de trinta membros a agenda dos próximos encontros da Câmara foi repassada e a reunião encerrada com reforço do convite para participação de todos nas ações da semana do leite.
Kelly Ventorim, Semagro