Campo Grande (MS) – Nesta segunda-feira (28), o produtor Valdionor Duarte, Nôzinho, do assentamento São Tomé, como é mais conhecido, apresentou ao diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, os resultados obtidos a partir da gerência da patrulha mecanizada repassada pelo executivo Estadual no ano de 2012.
De acordo com o agricultor familiar, desde a chegada do maquinário no assentamento São Tomé, município de Santa Rita do Pardo, já foi possível a formação de um rebanho para cria e recria, aquisição de outros equipamentos agrícolas e a criação de um fundo para custear as despesas da própria patrulha.
“A Aplast [Associação de Pequenos Produtores do São Tomé] criou um grupo para utilização da patrulha e 29 aderiram. Para participar cada um tinha que passar um bezerro desmamado a Associação. Desde então, cada um contribui com R$ 65,00 para utilização e os que não quiseram se associar contribuem com R$ 85”, explica o produtor e presidente da Aplast, Valdionor.
O tabelamento e a boa gerência já renderam resultados para todo o assentamento garante o produtor. “Com a renda arrecadada estamos construindo um barracão de alvenaria, 8 metros por 15, com estrutura metálica. O rebanho formado também nos tem proporcionado bons resultados. Com todo o trabalho já compramos uma grande niveladora, uma roçadeira, forrageira e uma semeadeira”, listou os avanços.
Ao todo, 110 famílias vivem no São Tomé. “Esta associação é um exemplo de que com criatividade e boa gestão é possível ter bons resultados na agricultura familiar”, avaliou satisfeito Felini.
Esteve presente no na reunião o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Carlos Dagno Pereira, o vice José Milton de Souza, o vereador eleito José Messias de Souza.
Aline Lira, Agraer