Voltado para a agricultura familiar e também o atendimento dos médios produtores, a feira oportuniza o contato com soluções tecnológicas, com foco na sustentabilidade da produção agropecuária
Campo Grande (MS) – O Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, esteve em Dourados, participando junto do Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Borges, o Gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA/Agraer), Araquem Midon e a Coordenadora de Agricultura Familiar da Semagro, Ariani Monaly Monteiro, de um encontro com a equipe organizadora da 3ª edição da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar).
No encontro foram discutidos questões de estrutura, espaços a serem ocupados pelo Governo do Estado e foram também definidos os serviços a serem levados. A ideia segundo Beretta é buscar integrar os temas propostos para explorar o máximo cada espaço.
Com foco principalmente nas atividades envolvendo a olericultura, horticultura, o milho e o leite, a feira realizada pela Embrapa Agropecuária Oeste, em sua sede no município de Dourados, está programada para acontecer de 17 a 19 de abril do próximo ano, tendo apoio irrestrito do Governo do Estado através da Semagro e suas vinculadas.
“O Governo do Estado terá participação efetiva tanto no processo de organização do evento quanto de execução. Nossa equipe estará presente em boa parte das estações difundindo conhecimento e buscando auxiliar o produtor da melhor forma para que eles possam tira o máximo de proveito dessa feira”. Finalizou Beretta.
Durante os três dias, segundo explicou Auro Otsubo, Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, das 7h30 às 16h30, os agricultores familiares, técnicos de Assistência Técnica, estudantes, acadêmicos e professores poderão conhecer tecnologias específicas para o setor agrícola de base familiar.
Voltado para a agricultura familiar e também o atendimento dos médios produtores, a Tecnofam oportuniza o contato com soluções tecnológicas, com foco na sustentabilidade da produção agropecuária.
A apresentação de alternativas tecnológicas e arranjos de sistemas de produção, assim como maquinários, implementos e equipamentos voltados para agricultura familiar, a promoção da troca de experiências e conhecimentos a partir de diferentes dinâmicas em transferência de tecnologias (estações a campo, oficinas, mostras e feira de produtos) também estão entre os seus objetivos.
“A Tecnofam cria um ambiente favorável para o conhecimento e a adoção de tecnologias que façam diferença no negócio agrícola de base familiar. O evento foi criado para levar ciência e tecnologia para agricultores familiares” reforçou Otsubo.
Serão apresentadas nesta terceira edição as Tecnologias à campo: sistema Integração Lavoura-Pecuária-floresta; tecnologias para produção de leite, hortfruti; manejo da irrigação; adubação verde; tecnologias e manejo na cultura da mandioca; consórcio milho com forrageiras; Sistemas Agroflorestais (SAF´s); flores tropicais; plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e plantas medicinais; rotação de culturas e Sistema Plantio Direto.
Nas oficinas os produtores terão oportunidade de trabalhar a enxertia de mudas frutíferas e outros; os métodos de propagação de plantas; a manipulação de plantas medicinais para produção de fitoterápicos; o manejo sanitário em bovinos; o cultivo de horta em pequenos espaços; aprender mais sobre artesanato sustentável e ainda sobre Associativismo e Cooperativismo.
Antes do encontro a caravana do Governo do Estado esteve reunida com o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, em seu gabinete.
Kelly Ventorim