O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, representou o Governo do Estado no Encadear Summit, realizado na quinta-feira (31), em Dourados. Considerado o maior evento de encadeamento produtivo de Mato Grosso do Sul, o encontro gerou mais de R$ 17,4 milhões em expectativas de negócios entre pequenas e grandes empresas da região Sul.
Durante sua participação, Beretta destacou que a iniciativa fortalece o ambiente de negócios e contribui para o desenvolvimento regional. “Buscamos políticas públicas que façam o empreendedor ter acesso ao mercado, segurança jurídica e condições de tocar o negócio. É de grande relevância ter um evento como este, que aproxima empresários, apresenta as vocações da região e promove conexões capazes de gerar desenvolvimento econômico”, afirmou.
Promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Semadesc, o evento reuniu 145 participantes na sede da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), promovendo um ambiente de troca, negócios e capacitação. A programação incluiu uma Sessão de Negócios, que possibilitou que 120 pequenas empresas da região se reunissem com representantes de mais de dez empresas âncoras, incluindo grandes indústrias do setor de bioenergia, como Inpasa, Atvos e Adecoagro.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o evento oferece oportunidades concretas de inclusão produtiva. “O Encadear Summit gera aproximação com grandes empresas e prepara os pequenos empreendedores para que se tornem fornecedores competitivos e sustentáveis. Assim, promovemos um crescimento conjunto e mais equilibrado para a economia local”, pontuou.
A cadeia da bioenergia foi um dos destaques do evento, por sua forte presença na região Sul de Mato Grosso do Sul. Mais de 60% das usinas do Estado estão concentradas nesta área, que contribui significativamente para o protagonismo sul-mato-grossense na produção nacional de etanol de milho. Segundo a Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de MS), o Estado é responsável por 19% de toda a produção brasileira desse tipo de etanol.
Representando a Biosul, o diretor técnico e de sustentabilidade Érico Paredes destacou que o setor de bioenergia opera com 22 grandes empresas e depende de uma ampla rede de fornecedores qualificados. “Eventos como este são fundamentais para gerar networking, atualizar o mercado e incentivar os pequenos negócios a buscarem certificações e inovação”, disse.
O evento também contou com a presença de lideranças como o presidente da ACED, Everaldo Leite Dias, e os conselheiros do Sebrae/MS Nilson dos Santos (FAEMS) e Fernando Martins (AMEMS).
Conexão entre empreendedores
As grandes empresas participantes apresentaram suas demandas operacionais aos pequenos empreendedores locais. Jesus Anderson, coordenador de Produção Industrial da Atvos — uma das maiores produtoras brasileiras de energia limpa — destacou a importância do evento. “O Encadear Summit permite um contato direto com fornecedores que, no dia a dia, seria difícil estabelecer. Isso fortalece toda a cadeia produtiva”
Outro destaque foi a Inpasa, que opera em Dourados e Sidrolândia. Segundo o gerente de Suprimentos da empresa, Fabiano Ribeiro, a participação no evento impulsiona a integração com pequenos negócios. “Estamos desenvolvendo o projeto ‘Energizar Inpasa’, que qualifica fornecedores locais. Eventos como este nos ajudam a identificar novos parceiros e dinamizar a economia regional”
Para os pequenos empreendedores, o Encadear Summit também se mostrou um marco. Luiz Renato Pereira da Silva, dono da mecânica Conceito Automotive, elogiou o acesso proporcionado pelo evento: “Tivemos contato com grandes empresas, o que seria quase impossível sem essa ponte do Sebrae. É uma chance de crescer e expandir”
Já o gerente de vendas da DDR Atacadista, Edilson Pereira, reforçou a importância da preparação para o novo cenário econômico: “É essencial que pequenos empresários se adequem às exigências do mercado, estejam em dia com suas obrigações e aproveitem oportunidades como essa para gerar conexões e ampliar horizontes”.
Com informações e fotos do Sebrae/MS.