As avicultoras de Sidrolândia que juntas ajudam a manter a segunda maior produção de aves do Mato Grosso do Sul participaram na sexta-feira (08) de uma comemoração diferente. Para homenagear o trabalho destas avicultoras, funcion[árias de granja e at[e fdo frigoríficos JBS/Seara que abate 170 mil aves/dia no município, a Avisidro (Associação dos Avicultores de Sidrolândia) reuniu cerca de 70 avicultoras e funcionárias de granjas para ouvir palestras motivacionais. O evento teve apoio do Sebrae e Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O gestor de avicultura da Semadesc Rubens Flávio de Melo discursou na abertura do evento, representando o secretário Jaime Verruck, parabenizando e enaltecendo o papel das mulheres na produção avícola. “As mulheres são pilares fortes na atividade, ajudando na produção e muitas comandando as granjas. Por isso o Governo do Estado apoia iniciativas que ajudem a transformar o dia a dia destas produtoras”, destacou.
A presidente da Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul), Kelma Torrezan Carrenho ressaltou a importância do encontro lembrando os desafios para as mulheres atingirem seus objetivos e os desafios na atividade.
“Esta que é uma área essencialmente masculina está mudando, com cada vez mais mulheres presentes na atividade. Sejam elas esposas, filhas que estão no processo sucessório, veterinárias, zootecnistas. Ou seja a presença feminina está entrando com força na avicultura e precisa ser protegida. Nós mulheres precisamoss nos impor, ainda precisamos lutar pelo nosso espaço no setor”, concluiu.
Rosana Siqueira, da Semadesc
Fotos – Mairinco de Pauda