Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e o Departamento Agrário visitaram os produtores do assentamento Valinhos e Comunidade Quilombola, nesta última terça-feira (16), conferindo a produção dos agricultores para a entrega da merenda escolar já para o início das aulas dia 29 de fevereiro.
Com o adiantamento dos trabalhos da equipe de licitação, Agraer e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, favoreceu a aquisição dos produtos da agricultura familiar já na primeira semana de aulas, o que não ocorria em anos anteriores.
Assim todos os alunos da rede municipal terão merenda de qualidade desde o primeiro dia de aula em 2016. Além disso, o prefeito Maurílio Azambuja determinou que este ano a aquisição dos produtos chegasse a casa dos 600 mil reais ano; uma aumento de mais de 300 mil reais em relação ao ano passado.
Segundo o diretor do Departamento Agropecuário,Eloar Castelaci, a aquisição dos produtos desde a primeira semana e aumento do valor de compra tem mudado a vida dos pequenos produtores. “ A alegria está estampada no rosto deles e isso aumenta a motivação para produzir mais e com isso mudar a vida para melhor”, disse Castelaci.
A prova disso, está na propriedade dos produtores eles estão construindo, aumentando e melhorando suas casas e locais de trabalho com os rendimentos obtidos com a venda de produtos para a merenda. Tendo uma renda garantida e pagamento em dia podem planejar os investimentos em suas propriedades, sempre melhorando a qualidade e aumentando a quantidade de produtos. Disse Enézio, do assentamento Valinhos. Ele conseguiu realizar o sonho da esposa Neiva aumentando a cozinha, melhorando as condições de vida e ambiente de trabalho.
Outra produtora feliz é Laura do Quilombo São Miguel, vendendo cerca de 2 mil reais por mês para merenda escolar está reformando a casa , melhorando as condições de vida para sua família.
O mesmo acontece com outro produtor do Quilombo, Geraldo, que produz pamonha está reformando, ampliando e adequando sua pamonharia para que fique dentro das normas do SIMPAF, dando segurança aos alunos consumidores do produto na merenda escolar.
Para o prefeito de Maracaju, isso é motivo de orgulho para a administração. “ Conseguimos manter o homem no campo, e dando a ele condições de melhoria de vida em todos os aspectos, é sem dúvida motivo de orgulho, damos as condições, eles com o fruto do trabalho transformam suas vidas para melhor”, disse Maurílio.
Com informações da assessoria da Prefeitura de Maracaju