Campo Grande (MS) – Um dos primeiros impactos imediatos com a redução da alíquota do ICMS sobre o diesel, de 17% para 12%, é o aumento do consumo, e com isto, a melhoria na infraestrutura dos postos de combustíveis, principalmente os localizados em rodovias do Estado.
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, destacou essencial esta medida do governo para promover o desenvolvimento econômico do Estado. “O diesel é um dos principais insumos da indústria. A redução da alíquota incentivará a redução do custo de produção, proporcionando a melhoria na competitividade do setor produtivo em Mato Grosso do Sul.
“Outro fator é a melhoria na estrutura dos postos de combustíveis nas rodovias do Estado. Com a redução do imposto, a tendência é gerar queda no preço, de cerca de 30%, e com isso aumentar o consumo e melhorar a margem de lucro dos proprietarios. Desta forma, a tendência é que os postos invistam também na melhoria da infraestrutura” destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico.
A proposta de lei foi entregue hoje (17), na Assembleia Legislativa e deve passar a valer em 1º de julho. O projeto de lei prevê um período de seis meses, ou seja, até 31 de dezembro de 2015, para adaptação à nova alíquota.
Serão realizadas pesquisas quinzenais para verificação do comportamento do preço do diesel no mercado. O governador Reinaldo Azambuja pediu responsabilidade coletiva para redução dos preços. “O governo do Estado está fazendo esta renúncia fiscal para promover o crescimento econômico e gerar empregos e aumentar a produção. Temos que ter uma responsabilidade coletiva de todo o segmento produtivo para manter os preços reduzidos e com isso crescer a competitividade. O diesel influencia todo o segmento produtivo” destacou o governador Reinaldo Azambuja.
Representantes do setor empresarial e logístico estiveram presentes na solenidade de entrega e destacaram a iniciativa do governo do Estado como corajosa: é a “realização de um sonho de todo o setor produtivo”, afirmaram empresários durante a solenidade.
Foto: Chico Ribeiro