Em mais um investimento na Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) firmou convênio com a prefeitura de Ponta Porã para implantação do Parque Tecnológico Internacional (PTIN) no município.
O valor do convênio é de R$ 1.265 milhão em recursos oriundos do Pró-desenvolve (Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento Econômico), que serão utilizados para tirar do papel o PTIN, que deve ser um espaço voltado para estimular a economia regional e promover o desenvolvimento dos municípios de fronteira.
O convênio foi assinado pelo secretário Jaime Verruck e o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho. O secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, também participou da assinatura. A previsão é de que as obras comecem já em maio e as primeiras atividades em outubro, em caráter experimental.
“Nós temos certeza de que não se faz educação sem pesquisa e que o desenvolvimento tecnológico passa por investimentos em ciência e inovação. O Governo do Estado tem feito uma série de investimentos no setor e o PTIN em Ponta Porã é mais um deles, que visa dar suporte para novas empresas crescerem”, destacou o titula da Semagro, secretário Jaime Verruck.
O Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã será o primeiro do Centro-Oeste e vai abrigar empresas de tecnologia, que não pagarão nada pelo suporte até terem condições de entrar no mercado de trabalho.
Parques Tecnológicos são complexos de desenvolvimento econômico e tecnológico para fomentar economias baseadas no conhecimento e da integração de pesquisa, negócios, empresas e organizações governamentais em um local físico.
Além de prover espaço para negócios baseados em conhecimento, os parques podem abrigar centros para pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, inovação e incubação, treinamento, prospecção e infraestrutura para feiras, exposições e desenvolvimento mercadológico.
Priscilla Peres, comunicação Semagro