A região Centro-Oeste puxou o discreto crescimento das vendas dos Distribuidores de TI no Brasil em 2015, com 5,4%, segundo a 6ª Pesquisa Inédita Setorial dos Distribuidores de TI e o 5º Censo de Revendas, da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (ABRADISTI), encomendada junto ao IT Data.
Apesar do ano marcado pela crise econômica, a região obteve um crescimento similar ao de 2014, que fechou com 5,1%. O Centro-Oeste surgiu como destaque nos últimos anos devido à grande demanda do agronegócio.
Quem perdeu a liderança foi a região Nordeste, que liderou a pesquisa em 2014, com crescimento de 14,3%. A região que conta com polos de tecnologia em alguns de seus Estados, como Pernambuco, Paraíba e, recentemente, Alagoas fechou 2015 com um crescimento de apenas 3,5%.
A região Norte aparece em terceiro lugar, com crescimento de 3,2%, pouco abaixo dos 3,5% do ano anterior, e a região Sul, com 2,3%, abaixo dos 5,5% de 2014. Já o Sudeste se manteve estável, enquanto cresceu 2,3% anteriormente.
“As regiões Sul e Nordeste sempre mostraram grande potencial de investimento e negócios e até 2015 representava cerca de 20% do faturamento do Distribuidor de TI, mas sofreram os efeitos da crise crescendo menos do que poderiam”, comenta Mariano Gordinho, diretor-executivo da Abradisti.
Convergência Digital