Campo Grande (MS) – A chegada de 15 equipamentos agrícolas ao Cepaer (Centro de Capacitação e Pesquisa), da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), ajudará a melhorar o atendimento de agricultores familiares, no Estado, por meio dos experimentos agrícolas feitos nas bases de pesquisa da Capital, Dourados e Itamaraty, assentamento situado em Ponta Porã.
Todo o maquinário se encontra no pátio do Cepaer, saída para Rochedo. De acordo com o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o repasse faz parte das medidas para revitalizar a estrutura do Centro de Pesquisa, setor imprescindível para o desenvolvimento e qualidade dos alimentos cultivados pelos pequenos agricultores do Estado. “É uma decisão importante para darmos mais viabilidade à pesquisa na agricultura. O campo científico é tão importante quanto à extensão rural, pois cabe a ele encontrar técnicas que permitam o combate de doenças e o melhoramento genético na lavoura e rebanho. Dar atenção ao cenário de pesquisa é tornar a tecnologia acessível aos pequenos produtores”, explica Felini.
Foi investido no total R$ 377.363,00, montante oriundo de um convênio entre a Agraer e a Embrapa através do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Pesquisa Agropecuária Nacional, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – Embrapa).
Carreta agrícola, colhedora de folhagens, grade niveladora, plantadeira, roçadeira hidráulica, dois tratores e enxada rotativa com encanteirador são alguns dos equipamentos entregues ao grupo de pesquisadores do Cepaer.
Atualmente, o Centro de Pesquisa conta com 21 pesquisadores na equipe, responsáveis por atender, por meio de estudos, os agricultores familiares que utilizam os serviços públicos de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) da Agraer.
“Todas essas máquinas vão ajudar nos experimentos em tempo hábil, evitando atrasos. Isso contribui, significativamente, nos resultados de cada uma das pesquisas realizadas aqui dentro”, afirma o diretor do Cepaer, Antônio Ayrton Morcelli.
Estiveram presentes no repasse dos equipamentos, o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o diretor do Cepaer, Antônio Ayrton Morcelli e o técnico agropecuário Luiz Carlos Dainezi, responsável pelo setor de Campo do Centro de Pesquisa, da Agência.
Aline Lira – Agraer/ Fotos: Dunga