Cascavel (PR) – Delícias da culinária caseira, artesanatos e as belezas naturais de Mato Grosso do Sul são destaques dentro do stand que está fazendo maior sucesso na 28ª edição do Show Rural, em Cascavel, Paraná, realizada de 1 a 5 de fevereiro. Considerada uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina, este ano o evento conta a participação do estado vizinho, da região Centro-oeste, graças aos esforços da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Fundtur (Fundação de Turismo do Estado) em levar produtos e materiais informativos sobre as riquezas da nossa terra.
No local, é possível degustar queijos e alguns doces da agroindústria familiar produzidos por pequenos produtores que utilizam o serviço de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) da Agraer. As atividades do stand estão sendo coordenadas por servidores da Agência e Fundação.
“É um momento valioso para mostrarmos a força da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul. Estamos aqui para aprendermos com a Coopavel, organizadora do Show Rural, e também com a Emater, do Paraná, instituição que tem um trabalho similar ao da Agraer. Muitos de nossos profissionais estão aproveitando para visitar os outros standes, afim de conseguir absorver a maior quantidade de conhecimento e boas práticas”, explicou o diretor-presidente da Agência, Enelvo Felini.
A troca de conhecimento dentro e fora do stand é constante, tanto que no terceiro dia de atividades o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, fez questão passar para ver de perto o andamento das ações.
Acompanhado por sua comitiva, Azambuja conversou com produtores e servidores, da Agraer e Fundtur, e ainda dedicou parte da visita para degustar algumas das curiosas delícias cultivadas em nosso Estado, como a exótica fruta de gomos escamosos, cor rosada e sabor adocicado e de nome peculiar, a Pitaya.
Amiga da saúde e boa forma, o fruto previne o diabetes e as doenças cardiovasculares, além de inibir a vontade de comer doce, segundo os técnicos da Agraer. Em Mato Grosso do Sul, a pitaya é produzida por agricultores familiares do município de Dourados. A produção é assistida por pesquisadores da própria Agência.
Durante o tempo em que permaneceu no stand, Reinaldo destacou os resultados da parceria entre Paraná e Mato Grosso do Sul na exposição. “Aqui, no Show Rural, vemos um Brasil que dá certo, com resultado ano após ano. Desde 1929/1930 que não se via uma crise como essa, sem crescimento, de recessão. Mesmo assim o setor do agronegócio, no País, conseguiu crescer 2,4% em 2015, um dos poucos setores que apresentou um avanço significativo, seja do grande, médio ou pequeno produtor”, avaliou Reinaldo.
Caravana Produtiva
Além das autoridades, o stand conta durante os cinco dias de evento com visitas de pequenos produtores rurais de 23 cidades do Estado: Iguatemi, Juti, Rio Brilhante, Antônio João, Amambai, Batayporã, Japorã, Ivinhema, Caarapó, Laguna Caarapã, Naviraí, Anaurilândia, Três Lagoas, Angélica, Dourados, Mundo Novo, Dourados, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru, Eldorado, Itaquiraí e Taquarussu.
Cerca de mil agricultores familiares sul-mato-grossenses entre assentados e produtores tradicionais devem participar do Show Rural até o final da tarde desta sexta-feira (5), em que se encerra os trabalhos da 28ª edição da feira.
De acordo com o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas, o stand é aprova viva de que novas alianças podem ser firmadas em benefício do desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul e Paraná. “A única coisa que nos divide é o rio Paraná. Fora isso podemos fortalecer a produção de ambos os estados por meio de boas parcerias. A vinda de nossos produtores é sem dúvida um ganho para nosso Estado, pois este é um momento enriquecedor para a troca de conhecimento e tecnologia entre público e expositores”, afirmou Lamas.
Para auxiliar o custeio com o transporte dos pequenos produtores a Agraer se mobilizou junto a Famasul, Prefeituras e Sindicatos Rurais. O trajeto de cada caravana de agricultores, desde a viagem até o tempo de permanência no Show Rural, foi acompanhada por um profissional da Agraer. No total, foram 60 servidores da Agência envolvidos com a exposição.
Entre as autoridades que compuseram a comitiva do governo de Mato Grosso do Sul esteve presente o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o diretor-presidente da Fundação Estadual de Turismo, Nelson Cintra e o presidente da Famasul, Maurício Saito, além de três vereadores do Município de Mundo Novo, Gildo Amaral, Eduardo Bertipaglia e Jessé Ferreira.
Durante a feira, o grupo foi acompanhado por lideranças paranaenses como o diretor-presidente e o gerente da Cooperativa Agroindutrial (Coopavel), Dilvo Grolli e Rogério Rizzardi, respectivamente, o governador do Paraná, Beto Richa, o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno e o diretor-presidente da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica), Rubens Ernesto Niederheitmann.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer