Mato Grosso do Sul passará a contar neste ano com mais 210 aviários, em 12 municípios do interior, com capacidade de produção de 7,7 milhões de aves/ano que irão abastecer as indústrias do setor em operação no estado.
O investimento será de R$ 159,4 milhões, oriundo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) – cujo conselho é presidido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).
Entre as principais indústrias integradoras que vão absorver a produção desses aviários estão a Frango Bello, BRF Brasil Foods, Doux Frangosul (JBS) e Seara Alimentos.
“Ao todo, nós aprovamos no ano de 2015 pouco mais de R$ 159 milhões em projetos de construção de aviários em 12 municípios do interior do estado, que serão implantados até o fim deste ano (2016)”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.
O fomento ao setor de avicultura em Mato Grosso do Sul é uma das ações estratégicas do governo do estado para a diversificação da economia e compromisso assumido pelo governador Reinaldo Azambuja. A Semade, nas análises das cartas-proposta feitas ao FCO no ano passado, priorizou projetos que favorecessem o adensamento dessa cadeia produtiva.
“Conseguimos em 2015 a atração de investimentos muito importantes na área de avicultura para Mato Grosso do Sul. O que estamos fazendo é estruturar o setor rural para que tenhamos mais produtores integrados com as indústrias do setor”, afirmou Verruck.
Fonte: Marcelo Armoa, da Assessoria de Comunicação da Semade / Edição do site da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar Sepaf/MS (leia matéria na íntegra)
Por Editores de CarneTec Brasil em 08/01/2016