A fim de divulgar o FCO (Fundo Constitucional do Centro Oeste), as condições de contratação e as linhas de financiamento disponíveis, foi realizada na noite de quinta-feira (15) uma live Caravana FCO. Ao vivo o encontro teve mais de 500 visualizações no canal do Sebrae Mato Groso do Sul no Youtube e segue disponível para quem quiser assistir.
Em Mato Groso do Sul o FCO é administrado pelo CEIF (Conselho de Investimentos Financiáveis pelo FCO), presidido pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), por onde passam as cartas-consultas a serem analisadas.
“O FCO vem com a proposta de gerar o desenvolvimento por meio do investimento privado. O setor público financiando atividades privadas de tal forma que tenham condições de gerar emprego, desenvolver os municípios. Sempre quando falamos sobre o FCO temos a obrigação de levar o recurso para 100% dos municípios do Estado, além disso temos que ter meta para atender as micro e pequenas empresas em diversos setores”, afirma o titular da Semagro e presidente do CEIF, Jaime Verruck.
O Superintendente da Sudeco DF (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) Nelson Vieira Braga Filho destacou que o FCO é um recurso democrático que busca ajudar o empreendedorismo, enquanto que a Sudeco atua para agregar os parceiros para discutir as políticas públicas, fazendo com o que o recurso esteja onde realmente precisa.
“Precisamos estar presentes em todas as regiões do Centro-Oeste, englobando todos os municípios, área de fronteira, cidade com IDH mais baixo para levar o desenvolvimento. E a atuação de todos é extremamente necessária para criar um ambiente cada vez mais interligado e desenvolvido”, explica o superintendente.
A live ainda contou com apresentação da coordenadora geral de fundos da Sudeco DF Luciana Barros, que falou sobre a contratação de recursos por empresas de menor porte, bem como as linhas de financiamento disponíveis. O superintendente do Sebrae MS Claudio Mendonça falou sobre a atuação do Sebrae e o superintendente de indústria, comércio e serviços da Semagro Bruno Bastos destacou o passo a passo realizado pelo Governo do Estado na análise das cartas-consultas.
Bancos e cooperativas de crédito também participaram falando sobre a atuação de cada uma. Dessa forma, falaram o superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcel Figueiredo, o analista de novos projetos e negócios do BRDE Ronaldo Ribas, o consultor de negócios do Sicredi Rodrigo Silveira e o diretor de negócios da Credicoamo Dilmar Peri.