Entre o início da manhã do dia 24 até às 7h50 de hoje (25), as estações meteorológicas de Campo Grande registraram a precipitação acumulada de 88,6 milímetros de chuva. O volume é equiparado ao esperado para todo o mês de abril (89,4 milímetros), conforme dados compilados pelos técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Houve transbordamento de córregos e alagamentos em vários pontos da Capital nesse período, sem ocorrência de danos maiores à infraestrutura urbana nem registro de vítimas. O maior volume de chuvas nas últimas 24 horas, entretanto, ocorreu em Nova Alvorada do Sul, com 90 milímetros, enquanto Rio Verde teve apenas 7,4 milímetros.
O mês de abril desse ano tem se mostrado bastante chuvoso. Balanço do Cemtec/MS mostra que, entre 1º e 23 de abril, o acumulado de chuvas chegou a 192,2 milímetros em Campo Grande, quando a média histórica para todo o mês é de 89,4 milímetros. O maior volume foi registrado em Dourados (283,4 milímetros), bem acima do que era esperado (106 milímetros).
Já no município de Corumbá, que abrange a maior parte do Pantanal, o acumulado de chuvas entre 1º a 23 de abril chegou a 192,4 milímetros, quase o triplo do que se esperava para o período, que seriam 65,7 milímetros.
Apesar das frequentes e volumosas chuvas dos últimos dias em Campo Grande, o mês de abril se encaminha para fechar com dados meteorológicos muito parecidos aos registrados no mesmo período do ano passado. Durante todo o mês de abril de 2024 o volume de chuvas chegou a 224,6 milímetros na Capital, sendo que até o dia 23 já se acumulam 192,2 milímetros e a previsão é de mais chuvas até o dia 30.
Em Dourados – bem como em outros municípios da região Sul de Mato Grosso do Sul – as chuvas se mostraram muito mais abundantes entre 1º e 23 de abril desse ano (283,4 milímetros), comparado ao registrado em todo o mês do ano passado (96,8 milímetros). O mesmo ocorrendo em Corumbá (192,4 mm em abril de 2025 contra 70,4 mm em abril de 2024).
Chuva e frio
Conforme os técnicos do Cemtec/MS, a previsão indica tempo instável, com muitas nuvens e poucas aberturas de sol para os próximos dias. Há probabilidade para ocorrência de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque à metade sul do Mato Grosso do Sul. Os acumulados podem superar 50 milímetros em 24 horas, principalmente entre a quinta (24) e a sexta-feira (25) e após entre domingo (27) e a segunda-feira (28) como consequência do avanço de uma frente fria.
Na terça (29) e quarta-feira (30), com o avanço do ar mais frio, espera-se queda das temperaturas principalmente na metade sul do Mato Grosso do Sul. Os termômetros podem chegar a 12 graus Celsius em algumas localidades.
Foto da capa: Secom/MS, Edemir Rodrigues, Arquivo