CÂMARA SETORIAL CONSULTIVA DA HORTICULTURA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – CSCH/MS

Vinculada a SEMAGRO, a Câmara Setorial da Horticultura de Mato Grosso do Sul, tem por finalidade promover a articulação entre os segmentos da produção, transformação e comercialização, objetivando o desenvolvimento sustentável dessa cadeia produtiva no Estado. Segundo dados da CEASA-MS, Mato Grosso do Sul produz apenas 31% das hortaliças que consume, importando o restante de outros estados da federação. Contrapondo este cenário, os estudos realizados demonstram que, possuímos características de clima e solo apropriadas para o cultivo de hortaliças.

O cultivo de hortaliças é uma atividade com características diferenciadas, tais como a alta rentabilidade por unidade de área, a intensa variação estacional nos preços dos produtos, exploração em áreas relativamente pequenas, necessidade de irrigação e a demanda pelo uso intensivo de insumos. Estas características fazem da horticultura uma excelente opção como atividade empresarial para os pequenos agricultores sul-mato-grossenses (UEMS, 2004)

Compete à Câmara:
I – identificar as demandas locais, analisar propostas e projetos estratégicos e propor soluções econômicas,
normativas e técnicas que viabilizem a produção, comercialização e industrialização racional dos produtos;
II – realizar estudos e apresentar sugestões que subsidiem o Governo estadual na formulação de políticas públicas
de fomento ao tema, atendendo aos interesses da administração e dos administrados;
III – concentrar, integrar e coordenar as ações das pessoas e dos entes públicos ou privados interessados, para
o fim de buscar e reciprocamente ofertar soluções para os problemas relacionados com a cadeia produtiva da
horticultura;
IV – analisar as parcerias existentes e propor a formação de parcerias econômicas, produtivas, técnicas ou de
pesquisas, no interesse do desenvolvimento ao tema;
V – elaborar seu regimento interno;

Coordenador: Luis Rogério de Oliveira
Instituição: Cooperativa Agrícola de Campo Grande – COOPGRANDE