A Câmara Setorial de Energia Renovável, instância de governança com a participação do Governo do Estado e de entidades representativas ligadas ao setor de produção de energia em Mato Grosso do Sul, deu início aos seus trabalhos para a elaboração do Programa Estadual de Transição Energética, previsto na PEMC (Política Estadual de Mudanças Climáticas) e no MS Renovável (Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia).
A primeira reunião da Câmara Setorial, realizada em 3 de abril, foi coordenada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e contou com a participação do titular da pasta, secretário Jaime Verruck, dos secretários-executivos Artur Falcette (Meio Ambiente), Rogério Beretta (Desenvolvimento Econômico Sustentável), da Coordenadora de Energias Renováveis e Bioindústria da Semadesc, Mamiule de Siqueira e representantes da Biosul, Reflore, MSGás, Senai/Fiems, Asumas, Agems, Famasul/Senar.
“Nós apresentamos o MS Renovável aos participantes e demos início ao processo de criação do Programa de Transição Energética do Estado de Mato Grosso do Sul. Atualmente, 93,5% da energia elétrica produzida em Mato Grosso do Sul, é renovável e somente 6,5% é oriunda de combustíveis fósseis. Desse total de energia, 44% é consumida no Estado e 56% é exportada”, informou o secretário Jaime Verruck.
O titular da Semadesc lembrou que a transição energética está entre as ações a serem realizad no âmbito do MS Carbono Neutro. “Nesse sentido, Mato Grosso do Sul está muito bem posicionado, em função da alta geração de energia a partir de biomassa solar e hidráulica. E a ideia primeira do plano é manter essa trajetória de participação e expansão da energia renovável em nosso Estado, além de trabalhar outras linhas de descarbonização, como a produção de SAF, que é o combustível para aviação e a ampliação da utilização de biometano, para o qual já temos uma legislação específica”, finalizou.
A Câmara Setorial de Energia Renovável foi instituída por meio da resolução SEMADESC n.30 de 15 de setembro de 2023. Em sua primeira reunião, os membros tomaram posse, foi eleito o coordenador e apresentada a minuta do regimento interno.
Marcelo Armôa, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc