Campo Grande (MS) – O município de Camapuã deve implantar em breve seu Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). O Conselho é um importante mecanismo para solucionar problemas que entravam o desenvolvimento de comunidades rurais ao reunir na mesma mesa as lideranças do campo e representantes de órgãos públicos e entidades que operam no setor.
Já existe a previsão legal desde 2000, e o passo seguinte para implantação do Conselho é a conscientização das lideranças rurais sobre a importância do órgão. E foi com esse objetivo que o município realizou uma reunião, no dia 4 de agosto, na sala de reuniões da Prefeitura. Participaram do encontro, representando o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, os servidores da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) Carlos Roberto Gonçalves e Aristóteles Ferreira Junior.
Estavam presentes o secretário de Agronegócio, Meio ambiente e Empreendedorismo, Eduardo Azevedo; a presidente do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) de Camapuã, Roseli da Silva Cesar; os representantes da Agraer no município: Paschoal Rezende Trindade e Alan Siqueira Trindade, e lideranças representantes de associações dos agricultores familiares do município.
Camapuã possui 413 agricultores familiares, segundo dados da Agraer. Aristóteles Ferreira Junior expôs para os participantes as finalidades do Conselho Estadual e sua importância para representar os interesses dos agricultores familiares do município. Daí a necessidade de sua instalação do Conselho Municipal em Camapuã.
Na safra agrícola 2016/2017 foram contratos 43 projetos do Crédito Rural Pronaf no município, totalizando o montante de R$ 1.6 milhão. Segundo Carlos Gonçalves, o Crédito Rural Pronaf é um importante instrumento de política pública para financiar o desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar no município. São recursos que entram no município e dinamizam a economia local.
A orientação foi no sentido de que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável discuta essa política do crédito rural Pronaf, assim como as demais políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, visando o desenvolvimento rural sustentável.
Após um amplo debate, a plenária deliberou no sentido de atualizar a lei municipal que institui o conselho municipal, assim como estabelecer uma pauta com temas relevantes de interesse dos agricultores familiares do município de Camapuã.