O município de Caarapó sedia de 6 a 8 de dezembro a 11° Feira Estadual de produtos da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, que conta com apoio do Governo do Estado e Governo Federal. Idealizada para debater políticas e arranjos inovadores de produção, para fortalecimento e expansão da agricultura familiar. A feira envolve 35 municípios, mais de 30 expositores e quer receber cerca de 7 mil pessoas no final de semana.
Caarapó conta com mais de 6 mil habitantes e reúne cinco associações de produtores rurais e um assentamento de reforma agrária. O prefeito Andre Nezzi, destacou que a agricultura familiar é uma das prioridades do município e conta com apoio estadual para expandir o setor. Evento para debater alternativas e propostas para ampliar a produção familiar, responsável por cerca de 60% da economia municipal.

O superintendente da Semagro, Rogério Beretta, aproveitou o dia para saudar todos os expansionistas que trabalham em prol da agricultura familiar e que tem papel fundamental no setor. Destacou ainda que o Governo do Estado está atendo às políticas públicas necessárias para fomento do setor.
“Esse evento vem para trazer pautas importantes para o sucesso da agricultura familiar, com destaque para o cooperativismo e a regularizar fundiária dos assentamentos. É um encontro pertinente e que deve ser aproveitado pelos agricultores familiares”, destacou o superintendente.
Superintendente Federal de agricultura em Mato Grosso do Sul, Celso Martins, afirmou que a feira representa uma conquista dos trabalhadores do setor e deve ser comemorado. “A Agricultura Familiar voltou para o lugar de onde nunca deveria ter saído, que é o Ministério da Agricultura e Pecuária, que tem entre as meta a expansão do setor”.
Painel – O superintendente da Semagro, Rogério Beretta, detalhou o sistema de articulação, captação e execução de projetos, desde a identificação da demanda, até a elaboração do projeto técnico, para que seja feito a análise de viabilidade do negócio/pedido. Recentemente o Governo do Estado capacitou mais de 300 pessoas sobre os processos.
Aproveitou ainda para explicar as articulações institucionais Entre 2017 e 2019 o Governo do Estado captou e gerenciou R$ 68 milhões para a Agricultura Familiar de emendas federais, além dos editais de chamando público. Em 2019, mais de 50 pedidos oriundos de demandas foram atendidos. Entre as principais ações da Semagro para o setor, estão o fortalecimento das cadeias produtivas, apoio ao cooperativismo e associativismo, investimento em inovação e tecnologia, para gerar mais emprego e renda à população.