Brasília (DF) – Documento assinado hoje pelo Ministério dos Transportes e a Embaixada da Alemanha é um marco para a viabilização da ferrovia TransAmericana, que ligará o Brasil a Bolívia, com potencial para integrar os oceanos Pacífico e Atlântico.
A vice-governadora Rose Modesto e o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) representaram o Governo do Estado na tarde desta quarta-feira (28) em Brasília, do ato de assinatura da Declaração Conjunta de Intenção para Cooperação para o Desenvolvimento do Setor de Transportes e Infraestrutura, firmado entre o Brasil e a Alemanha.
O ato firmado com o Embaixador da Alemanha, Georg Witschel, fortalece a relação entre os governos brasileiro e alemão e potencializa os projetos voltados ao Transporte de Passageiros e Cargas no Brasil, em especial a Ferrovia Transmericana.
O Brasil passa, agora, a contar com maior apoio da Alemanha na viabilização de novas tecnologias, práticas, que gera maior robustez para o processo de Capitalização e Financiamento dos Projetos.
A atuação do Governo de Mato Grosso do Sul para viabilizar o empreendimento foi fundamental e efetivada com o ato firmado hoje. “Nós entendemos o quanto esta ferrovia é importante para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e atuamos junto ao Governo Federal para viabilizar essa parceria”, destacou o secretário Jaime Verruck, ao lembrar do apoio da deputada Federal Tereza Cristina, que auxiliou as negociações.
“É um projeto fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, comentou a vice-governadora, Rose Modesto.
O projeto da Ferrovia TransAmericana conta, desde o início, com a Parceria da DB (Deutsche Bahn), a Ferrovia alemã, que elaborou os estudos de viabilidade e que deverá operar está Ferrovia em conjunto com os demais sócios do Consórcio.
“Desde a apresentação da Ferrovia Transamericana, em novembro 2017, durante evento da APEX, em Frankfurt, na Alemanha, o projeto foi acolhido pelo Governo, Bancos e Empresas Alemães e a construção e assinatura do Memorando de Cooperação entre os países solidifica ainda mais essa parceria”, comentou Daniel Rossi, Diretor Executivo da Ferrovia TransAmericana.
O Ministro dos Transportes, portos e aviação civil, Maurício Quintella Lessa, ressaltou que o Brasil tem uma boa relação com a Alemanha e que sabe que para avançar no desenvolvimento, precisa investir em infraestrutura e logística, áreas em que a Alemanha é referência. “Pela primeira vez nos ratificamos um documento dessa amplitude e isso, com certeza, vai estreitar muito as nossas relações, gerando bons frutos para p Brasil”, afirmou.
Esse documento é etapa fundamental para viabilizar a operação, pelos alemães, da ferrovia TransAmericana, que conecta o oceano Pacífico ao Atlântico, desde Ilo, no Peru, até o Porto de Santos. No Mato Grosso do Sul, a ferrovia vai passar pelos municípios de Corumbá, Campo Grande, Ponta Porã e Três Lagoas. A declaração será assinada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e o Ministério de Transporte e Infraestrutura Digital da República Federal da Alemanha.
Fotos: Leca/Assessoria Vice-governadora